Como será o BMW de 2116
Comemorando o centenário, alemã nos dá pistas sobre o que esperar no futuro
“O foco ainda será o motorista, com constante conectividade, inteligência digital e o estado da arte em tecnologias disponíveis”. É dessa forma que a BMW vislumbra o futuro para os automóveis, pelo menos os que estão sendo projetados em sua sede na Alemanha.
Aproveitando as comemorações de seu centenário, a marca apresentou o BMW Vision Next 100 Concept, que traz uma série de inovações tanto em termos construtivos como na concepção geral do modelo. Segundo a BMW, o Vision Next começou a ser projetado do habitáculo para fora, uma vez que a empresa considera que o bem estar de motorista e passageiros será cada vez mais importante de agora em diante.
Uma prova disso são dois modos de condução bem interessante que o Vision Next oferece. O primeiro dele, fiel com a tradição de esportividade da marca, é chamado de Boost. Nele, o motorista é responsável pela condução do modelo de uma forma mais intensa, sendo orientado até mesmo sobre o melhor ponto de frenagem em uma curva, a melhor forma de contorná-la e até mesmo alertando sobre a presença de outros veículos na via. A ideia, segundo a BMW, não é fazer o motorista dirigir mais rápido, porém de uma forma muito melhor.
A orientação para o motorista é feita de uma forma bem interessante utilizando o que a BMW chama de Alive Geometry (geometria viva, em uma tradução livre). Ela é composta por cerca de 800 triângulos que se movimentam ao redor do painel e até parte das laterais de portas para realizar comunicações em três dimensões, ou algo próximo a gestos como caracteriza a fabricante. Em combinação com tecnologias atuais, como o head-up display, a Alive Geometry vai unir recursos analógicos e digitais.
O protótipo também adianta uma evolução na forma com que muitas informações digitais chegam até nós. A BMW acredita que, em breve, os LEDs orgânicos, que são telas capazes de se adaptar a várias formas, ganharão mais força até que as próprias janelas do carro e o para-brisa sejam formados de telas gigantescas que permitirão nossa interação com o mundo exterior.
Já outro modo de condução do Vision Next é o Ease, no qual o carro passa para uma condução plenamente autônoma. Nesse modo, o voltante e o console central são retraídos, enquanto os passageiros são acomodados de uma forma mais relaxada e os bancos e as laterais de porta formam uma peça única, permitindo com que ambos consigam um melhor ângulo para interagir.
Outro ponto interessante do BMW Vision Next 100 Concept reside em um sistema chamado The Companion (o companheiro). A unidade é posicionada no console contral do carro e é a responsável por todos os sistemas de inteligência e conectividade do carro. A BMW explica que, na medida em que o recurso torna-se mais adaptado aos hábitos de deslocamento e gostos do motorista, mais ele é capaz executar atividades de forma automática.
A BMW não deixou claro se o Vision Next tem algum tipo de propulsão, porém anunciou que ele 4,90 m de comprimento e apenas 1,37 m de altura, o que lhe confere um excelente coeficiênte aerodinâmico de apenas 0,18. Todo o material utilizado na estrutura do conceito também é reciclado já que, no futuro, “a escolha de materiais pelo design e processos de produção também será cada vez mais importante”, destaca a BMW.