Como limpar o motor do carro da forma certa

Lavar o motor é a melhor forma para deixar tudo brilhando? Saiba como fazer
Acima o 3.9 V8 biturbo que equipa a Ferrari 488 GTB

Acima o 3.9 V8 biturbo que equipa a Ferrari 488 GTB | Imagem: Divulgação

O brasileiro é considerado, mundialmente, um dos povos mais limpos do planeta, gosta de tomar banho e assim costuma manter a sua casa e seu carro. Mas alguns podem ir além, tentando deixar o carro esteticamente bonito não só por fora e no habitáculo, mas também o motor. Fazendo uma analogia, é como se quisessem lavar os pulmões e o coração.

Já adiantamos que essa prática não é recomendada, principalmente se envolver produtos químicos ou jatos dágua. O direcionamento do jato de água contra o radiador pode provocar dobras nas lâminas, impedindo a passagem de ar e, por consequência, prejudicando arrefecimento do motor.

Produtos químicos podem corroer e ressecar algumas peças como retentores, correias, borrachas e mangueiras. E pelo fato de os motores estarem cada vez mais tecnológicos, com a presença de muitos sensores e conectores elétricos, o acúmulo de água pode causar mau contato e até oxidação, causando falhas no motor.

Se mesmo assim você quiser limpar o motor, use um método simples e seguro: pano úmido e, sem seguida, um pano seco para remover as sujeiras. Dá mais trabalho, mas você não coloca seu carro em risco. Ou seja, nunca lave o motor, apenas limpe-o.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país