Como funciona o cinto de segurança
O cinto com pré-tensionador ajuda a posicionar o ocupante para a batida
O Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - determina no seu artigo 65: "É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional." Assim, qualquer pessoa que deixe de utilizar o item de segurança está sujeito à multa grave, adicionando cinco pontos na carteira e um prejuízo de R$ 195,23. Mas você sabe como esse equipamento funciona? Veja o que mais ele oferece além de segurar o seu corpo no momento de uma batida.
Segundo estudos, o cinto pode diminuir pela metade os ferimentos fatais quando ocorre um acidente, evitando que os ocupantes saiam de seus assentos e do veículo. Em alguns modelos mais sofisticados, o cinto pode vir equipado com um sistema chamado pré-tensionador. Em questão de segundos, ele faz com que o cinto retraia o ocupante para a posição ideal no banco, deixando-o mais distante do painel ou do volante, por exemplo.
Nesse mecanismo há sensores que detectam a força do impacto e julga se é necessário ou não pré-tensionar o usuário. O sistema também tem comunicação com outro conjunto, o do airbag, e juntos decidem se o retrator do cinto (aquele local onde o cinto fica enrolado), enrola a cinta no sentido contrário, puxando o ocupante o mais próximo possível do encosto do banco e o mais distante possível das bolsas infláveis e do painel.
O pré-tensionador faz com que o máximo da eficiência da segurança ativa seja aproveitada ao máximo, aumentando a proteção dos passageiros. Há também automóveis nos quais o dispositivo pré-tensionador está posicionado no fecho do cinto de segurança em vez de estar no retrator. Nesses casos, o fecho retrai e puxa a cinta.