Como explicar o ''fenômeno'' Toyota SW4?

Mesmo custando até R$ 274.790, modelo vende mais que um VW up!
Toyota SW4 2017

Toyota SW4 2017 | Imagem: Divulgação

Existem alguns carros que merecem uma análise mais aprofundada e um deles, sem sombra de dúvida, é o Toyota SW4.

O SUV grande derivado da Hilux conquistou os brasileiros como poucos modelos conseguiram fazer e o preço não parece ser um entrave para isso. Hoje em dia o Toyota SW4 custa entre R$ 171.990 na versão de entrada SR 2.7 flex automática e pode chegar a até R$ 274.790 em sua opção mais sofisticada SRX Diamond, que traz um acabamento interno diferenciado e motor 2.8 turbodiesel trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas e sistema de tração 4x4.

Mesmo com seus valores na casa dos seis dígitos, o Toyota SW4 registrou de janeiro a maio deste ano 5.713 emplacamentos, um volume de vendas que o coloca a frente de automóveis bem mais baratos como é o caso do Volkswagen up! e do Toyota Etios Sedã, que registram, no mesmo período, 4.950 e 5.196 unidades vendidas, respectivamente.

O sucesso do SW4 no Brasil é ainda mais impressionante considerando que, se levarmos em conta sua versão topo de linha, já é possível encontrar modelos premium por um valor semelhante como é o caso do Land Rover Discovery Sport, atualmente montado na fábrica da empresa em Itatiaia (RJ) e que também conta com opções 7 lugares e motorização diesel.

E essa popularidade do SW4 no Brasil não é algo recente. Como você pode conferir no ranking histórico do Autoo, em 2018 o SW4 registrou um de seus melhores anos em venda no país, com 13.339 unidades comercializadas. O volume só ficou atrás do registrado em 2014, ano em que o SUV somou 13.660 emplacamentos.

Mas o que explica tamanha admiração por parte dos brasileiros envolvendo o Toyota SW4? Talvez um traço primordial para a boa fama do SUV grande por aqui é algo que também é compartilhado pelo Corolla, líder com folga entre os sedans médios: a reputação que a Toyota adquiriu em nosso país, cativando uma série de consumidores fiéis aos seus modelos. Basta verificarmos pesquisas de opinião em que o SW4 é apontado por seus proprietários como um modelo que oferece alto nível de satisfação não só pelo conjunto em si, mas também pelos serviços e o atendimento da rede de concessionárias da marca.

O Toyota SW4 é um modelo com muitas qualidades, mas se olharmos para o segmento no qual ele está inserido no Brasil, outros modelos também são tão interessantes quanto ele. Um bom exemplo é o Chevrolet Trailblazer, que recentemente estreou sua linha 2020. Além de uma mecânica tão robusta quanto o SW4, com carroceria sobre chassi e opções de motores V6 a gasolina ou 2.8 turbodiesel, o Trailblazer entrega uma cabine tão ampla quanto o Toyota e pode acomodar até 7 pessoas. O Chevrolet ainda se destaca nos itens de série, trazendo recursos mais avançados e ausentes no Toyota, como o alerta de colisão, monitoramento de pontos cegos nos retrovisores externos e o sistema de telemática OnStar. O Trailblazer Premier 2020 ainda é mais barato que o Toyota, custando R$ 235.990 com motor 2.8 turbodiesel, tração 4x4 e câmbio automático 6 marchas.

A opção mais moderna do segmento, por sua vez, reside na nova geração do Mitsubishi Pajero Sport, que traz dispositivos de alta tecnologia como o piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático com 2 zonas de atuação, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, com bolsas infláveis até para a proteção dos passageiros na terceira fileira de assentos. O novo Pajero Sport conta com motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque, além de uma boa transmissão automática de 8 marchas. O modelo, mesmo com o pacote de tecnologia muito superior em relação ao Toyota SW4, ainda é mais competitivo no preço, chegando ao consumidor final por R$ 265.990.

Mesmo se isolarmos os números de maio, o Chevrolet Trailblazer foi a escolha de 202 consumidores, enquanto 200 pessoas levaram para garagem de casa um Pajero Sport e 1.266 clientes optaram pelo Toyota SW4, o que deixa claro que, mesmo com a estreia de modelos mais recentes na categoria, o SW4 segue firme na preferência do público. 

César Tizo

César Tizo é um experiente jornalista do setor, expert em aconselhar a compra de automóveis