Como estão vendendo os carros que estrearam no Brasil em 2021?
Principais novidades do ano se concentram nos utilitários esportivos, mas apenas dois deles são produzidos no Brasil
O mercado de automóveis novos no Brasil passa por um ano atípico causado não apenas pela pandemia do Covid-19, mas sobretudo pelos reflexos que ela teve na cadeia de produção mundial. A falta de componentes eletrônicos é o aspecto mais relevante desse cenário e que tem prejudicado as vendas de vários fabricantes.
Apesar disso, o público brasileiro teve acesso a veículos inéditos em 2021, lista que deverá aumentar nos próximos meses, graças à novidades como o Fiat Pulse, o crossover compacto que a marca prepara, e também o Jeep Commander, SUV com 7 lugares, ambos perto de serem lançados.
Mas, afinal, como estão vendendo os carros lançados neste ano? Veja a seguir os cinco veículos mais relevantes que chegaram ao mercado:
Toyota Corolla Cross – Vendas: 18.710*
O SUV de porte médio da Toyota chegou às lojas no final de março e tem confirmado a expectativa de se transformar no modelo mais vendido da marca japonesa. Em 2021, ele deve ficar atrás do sedã Corolla por conta do início do ano, mas desde junho já emplaca mais unidades que seu irmão.
Até esta segunda-feira, o Corolla Cross exibia números bastantes impressionantes para um modelo que custava a partir de R$ 146.590 em agosto (menos em São Paulo). Até aqui mais de 18,7 mil unidades foram emplacadas, total que só não é maior porque a Toyota não tem condições de produzir mais em Sorocaba por enquanto.
Volkswagen Taos – Vendas: 2.168*
O Taos é o segundo concorrente direto do Jeep Compass a desembarcar no Brasil neste ano. Mas ao contrário do primeiro, o Corolla Cross, teve um início de vendas ainda aquém da expectativa. O modelo da Volks foi lançado no final de maio e começou a ser emplacado em junho, com apenas 463 carros registrados. Em julho, o total subiu para 1.026 unidades e agora 678 Taos haviam sido emplacados neste mês.
O SUV da Volks é fabricado na Argentina e pode ainda estar passando pelo natural início de produção, quando a linha de montagem ainda leva algum tempo para ganhar produtividade. Sinal disso é que o Taos também ainda não embalou no país vizinho – em julho foram somente 289 unidades.
CAOA Chery Tiggo 3X – Vendas: 1.134*
Evolução do Tiggo 2, o estreante Tiggo 3X é o outro modelo produzido no Brasil, além do Corolla Cross. O pequeno aventureiro começou a ser entregue em junho e já se posiciona à frente do Tiggo 2 neste mês, com 430 unidades emplacadas contra 288 veículos.
Com visual mais agradável e interior de melhor qualidade, o Tiggo 3X traz ainda o motor 1.0 de três cilindros turbo com 102 cv além de controles de tração e estabilidade fornecidos pela Bosch. Ele ocupa hoje um nicho que deve passar a ter vários concorrentes, como o já citado Pulse, da Fiat.
Ford Bronco Sport – Vendas: 574*
O SUV com ares retrô da Ford veio do México no começo do ano para marcar a mudança de estratégia da marca no Brasil. Após abandonar a produção de veículos nacionais e o segmento de entrada, de maior volume, a marca norte-americana pretende se colocar como uma grife sofisticada.
O Bronco Sport é o ponto de partida para essa metamorfose, mas até aqui suas vendas são decepcionantes. Com preço elevado (R$ 264.690), o SUV tinha apenas 574 unidades emplacadas até esta semana. Muito pouco para um carro que precisa encarar competidores bastante duros.
RAM 1500 – Vendas: 418*
A picape RAM 1500 é um caso à parte nas estreias de 2021. O modelo mais acessível da marca vem importado dos EUA, pagando altos impostos e por isso não é um veículo cuja meta é atingir grandes volumes de vendas.
Mesmo assim a Stellantis tem conseguido atrair um número grande de interessados, mesmo para um veículo que custa oficialmente R$ 420 mil, o que deveria limitar sua clientela. No entanto, até esta semana 418 picapes haviam sido emplacadas no país, um dado bastante impressionante.
* Emplacamentos acumulados até 20 de agosto.