Como escolher e comprar um carro seminovo de qualidade
Confira algumas dicas do CESVI Brasil que podem ajudá-lo (a) antes de fechar negócio
Com a crise econômica e o aperto no crédito, muita gente interessada em trocar ou adquirir seu primeiro carro observa nos seminovos e usados boas oportunidades de negócio. Até mesmo quem quer pagar à vista ou procura um carro mais equipado sem gastar tanto, sabe que vale bem mais a pena procurar um modelo com dois a três anos de uso. Mas o que é necessário ficar atento (a) antes de fechar negócio?
Segundo o especialista Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI Brasil, tudo começa pela inspeção visual do comprador. “O primeiro item a ser conferido é o número de inscrição do chassi, para identificar se a numeração está sem remarcação e presente em todos os vidros do veículo. Além disso, vale examinar se há pontos de repintura, partes descascadas, com diferença de cor e até com partes da carroceria com texturas diferentes no verniz”, observa.
Enquanto estiver no pátio ou até mesmo na concessionária, peça auxilio ao vendedor para conferir a região do motor e identificar se os adesivos originais de fábrica continuam intactos ou se já sofreram algum tipo de alteração, o que pode indicar que o veículo já passou por alguns reparos.
O especialista ainda ressalta a importância de se ter aquela oficina de confiança para a ajudar na avaliação do veículo. “É essencial que o automóvel passe pela revisão de um mecânico, para verificar se há problemas na suspensão, se a longarina está alinhada ou já foi reparada por solda. Outra dica é conferir a atual condição dos parafusos que fixam os para-lamas e capô que podem mostrar se ele já foi substituído. Caso estejam marcados ou com sinais de irregularidades, podem indicar que a peça já foi alterada”, finaliza.
Por fim, o motorista pode optar por dar uma volta com o seu futuro carro pelo quarteirão e para identificar se, durante a frenagem, o veículo emite algum ruído ou ao pisar na embreagem para trocar de marcha há uma demora no acoplamento, o que dá indícios de desgastes no componente e de que, em breve, terá de ser feito um reparo.