Com visual controverso, Jeep Cherokee está de volta ao Brasil
SUV americano ganhou conteúdo de ponta e preços entre R$ 159.900 e R$ 189.900
Depois do Wrangler, que é um parente do Jeep original, o Cherokee é o modelo mais conhecido da marca americana mundo afora. E ele está de volta ao Brasil estreando um visual um tanto controverso, mas com a certeza de oferecer um pacote tecnológico de ponta.
A Jeep venderá três versões do Cherokee em nosso país: Longitude, por R$ 159.900, Limited, por R$ 174.900, e TrailHawk, com preço de R$ 189.900. Destas, apenas a Limited já está nas concessionárias. As duas outras chegarão às lojas até dezembro com papéis diferentes. O Longitude será o modelo de entrada e o TrailHawk, uma espécie de ‘Wrangler’ confortável, com maior capacidade off-road maior que a de seus irmãos.
Em comum, os três estão equipados com uma nova versão do motor Pentastar V6, com 3.2 litros e 271 cv de potência. A Jeep escolher a transmissão automática de 9 velocidades da ZF (feita sob licença) que também é usada pela rival Land Rover.
Tecnologia, conforto e bravura
O Cherokee ocupará uma faixa de mercado abaixo do Grand Cherokee e bem acima do Compass. Ele estreia um novo estilo da marca que mescla elementos originais, como a grade com sete entradas de ar, faróis esguios com luzes diurnas de LEDs. O resultado é incômodo num primeiro contato. Parece faltar ou sobrar algo no visual do SUV, mas ao compará-lo ao antigo Cherokee, nota-se que a Jeep mudou completamente a receita do modelo (saiba mais em nossa avaliação nesta sexta).
Afora esse detalhe, o novo Cherokee traz uma miríade de equipamentos de ponta como central multimídia de 7 polegadas, tração 4x4 sob demanda com diversos ajustes em relação ao piso, e alguns dos mais recentes avanços do setor como alerta colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e de direção, além de sistema de auxílio a baliza, entre outros.
Segundo o diretor de vendas da marca, Rodrigo Garrido, o Cherokee vai brigar com modelos como o Santa Fe, Sorento e XC60, da Volvo: "mas com um pacote off-road que eles nem sonham em ter", explica. A Jeep espera vender cerca de 100 unidades por mês a partir de 2015 e aproveitar a exposição do futuro Renegade, primeiro Jeep nacional a ser produzido em Pernambuco, para tornar-se uma das 15 maiores marcas em vendas no Brasil.