Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Com versão Track, VW Polo renasce no Brasil

Modelo de entrada que substitui o Gol já garantia 1.500 emplacamentos para o hatch compacto em novembro

Modelo de altos e baixos no Brasil, o Polo voltou a ter um desempenho de vendas respeitável neste mês. Graças à versão Track, de entrada, o hatch compacto já havia emplacado 1.497 unidades até esta quarta-feira, 23.

Para se ter uma ideia, o veículo da Volkswagen não atingia esse patamar desde julho de 2021. Como ainda faltam cinco dias úteis para o fechamento de novembro, é esperado que o Polo acumule números ainda melhores, talvez até superando as 3 mil unidades emplacadas em março do ano passado.

É fato que apesar da retomada, o Polo ainda está muito distante dos tempos em que chegou a vender mais de 7 mil carros em apenas um mês. Desde o início da pandemia, o modelo sofreu com o isolamento social, mas sobretudo com a falta de componentes, que derrubaram suas vendas para apenas 3.143 unidades nos primeiros 10 meses de 2022.

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo 2023
Imagem: Divulgação

Mesmo preço do finado Gol 1.0 MPI

O salto nas vendas se explica pela chegada às lojas do Polo Track, com preço de R$ 79.990, o mesmo do finado Gol 1.0 MPI, que está se despendido do mercado brasileiro.

Dono de um projeto mais moderno que seu antecessor, o Polo Track é equipado com os controles de tração e estabilidade, 4 airbags, bloqueio eletrônico do do diferencial (XDS+), ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas e vidros elétrico, entre outros itens.

O motor é o mesmo 1.0 MPI flex com até 84 cv e 10,3 kgfm de torque, que trabalha com o câmbio manual 5 marchas. Ou seja, é como se o Polo Track fosse o “Gol GVII” na prática.

Resta saber até onde a nova versão poderá elevar as vendas do hatch compacto, que encontra uma dura concorrência no segmento, entre eles o HB20, o Onix e o Argo.

Volkswagen Polo 2023
Volkswagen Polo 2023
Imagem: Divulgação

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024