Com vendas em baixa, novo Classe B pode nem chegar ao Brasil

Mercedes-Benz apresenta a nova geração do monovolume no Salão de Paris
Mercedes-Benz Classe B 2019

Mercedes-Benz Classe B 2019 | Imagem: Divulgação

Seguindo os passos do Classe A, a família de compactos da Mercedes-Benz vai se renovando. Agora foi a vez do Classe B estrear a nova geração no Salão de Paris, que abre as portas ao público nesta semana.

O monovolume seguiu os aprimoramentos do hatch médio, com um interior mais moderno e melhorando a conectividade graças ao novo sistema de infoentretenimento MBUX. Estão presentes também na cabine do novo Classe B o painel digital e o assistente virtual da marca alemã.

Segundo a Mercedes-Benz, uma das premissas para o projeto do novo Classe B é que o modelo “se destacasse” entre as minivans. Para isso, a solução foi conferir alguns traços mais esportivos e dinâmicos ao modelo, um resultado que, como podemos conferir, agrada ao olhar.

Para fazer jus ao seu uso familiar, o novo Classe B conta com 2,72 m de entre-eixos e os designers da Mercedes fizeram questão de diminuir um pouco os balanços dianteiro e traseiro para deixar o visual mais arrojado. Uma prova disso é que ele poderá receber rodas de liga leve até o aro 19”. Os traços do teto também foram suavizados, para criar conferir uma silhueta mais esportiva ao Classe B.

Dependendo da versão, na parte interna o novo Classe B pode contar duas telas de 7”, uma tela de 7” e um display de 10,25” ou, na opção Widescreen, contar com duas telas de 10,25” fazendo as vezes do painel de instrumentos e da central multimídia. A minivan conta com a opção do banco traseiro individualizado na proporção 40:20:40 e ele também pode ser movimentado 14 cm longitudinalmente, o que permite variar o espaço de carga no porta-malas entre 455 e 705 litros.

O modelo terá a opção de abertura elétrica da tampa do porta-malas, além de uma série de assistentes de condução que compõem o pacote Driving Assistance, como, por exemplo, o alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, entre outros.

Uma novidade bem interessante da nova geração do Classe B é a estreia da transmissão de dupla embreagem com 8 marchas. Ela vai figurar, contudo, apenas em conjunto com o motores diesel. Entre as opções a gasolina figuram o B 180 e o B 200, ambos equipados com o propulsor 1.3 com 137 cv e 165 cv, respectivamente. O câmbio também é comum às duas opções, no caso a transmissão de dupla embreagem com 7 marchas.

Consultada pelo Autoo, a Mercedes-Benz revela que não existe previsão de chegada da nova Classe B ao Brasil. O motivo é fácil de entender, uma vez que, como você conferir no ranking, o modelo vendeu apenas 104 unidades no acumulado do ano. As vendas na Europa, contudo, começam em dezembro deste ano e as primeiras unidades serão entregues somente a partir de 2019.  

Apesar de ser um automóvel interessante, com bom nível de espaço interno e uma cabine versátil, o Classe B não resiste ao avanço dos SUVs. Não é por acaso que ele ganhará a companhia de um utilitário esportivo compacto derivado de sua base. Chamado de GLB ele oferecerá uma proposta mais voltada à praticidade para o uso familiar, reforçando a presença da marca em um segmento onde hoje o GLA, de caráter mais esportivo, atua há um bom tempo. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa