Com tecnologia avançada de pintura, conheça o ''carro mais preto do mundo''
BMW em parceria com empresa de tecnologia apresentam a tonalidade em um X6 de nova geração
A BMW revelou nesta quarta-feira (28) uma inusitada experiência baseada na nova geração do X6. Trata-se do “carro mais preto do mundo”, título conferido ao protótipo experimental do modelo que utiliza uma avançada tecnologia de pintura.
Trata-se do sistema Vantablack VBx2 desenvolvido pela Surrey NanoSystems. Segundo a empresa explica, o nome da tecnologia é um acrônimo para Vertically Aligned Nano Tube Array, ou matriz de nanotubo verticalmente alinhada, em uma tradução livre.
Utilizando o carbono como base, cada nanotubo tem de 14 a 50 micrômetros de comprimento e 20 nanômetros de diâmetro, sendo cinco mil vezes mais fino do que um cabelo humano. Cerca de um bilhão desses nanotubos alinhados verticalmente preenchem uma área de um centímetro quadrado. Com isso, o grande segredo da Vantablack é absorver completamente a luz que incide sobre os objetos pintados e convertê-la em calor no caso de aplicações aeroespaciais.
Uma superfície pintada com a tecnologia Vantablack, explicam os criadores, deixa de apresentar suas características definidoras para o olho humano, com os objetos aparecendo em apenas duas dimensões para o observador, perdendo seus atributos tridimensionais. Com esse efeito, o cerébro tem a impressão de estar observando um buraco ou um vazio. Com isso, também cria-se a sensação de um preto absoluto.
A própria BMW, contudo, adianta que não faz muito sentido cobrir um carro com a pintura Vantablack uma vez que todo os detalhes singulares de design de um automóvel seriam perdidos. Por essa razão, a BMW usou uma variante da Vantablack VBx2 utilizada em aplicações arquitetônicas e científicas. Essa variação ainda conta com um fator de reflectância hemisférica total de apenas 1%, o que a caracteriza como um “super preto” e reduz consideravelmente o nível de reflexos nas superfícies pintadas com a tecnologia, mesmo quando observada por diferentes ângulos.
Confira, abaixo, um vídeo com mais detalhes da experiência: