Subaru e-Boxer: Forester e XV estreiam sistema híbrido leve da marca no Brasil
SUV médio também traz ao país a nova geração do sistema de assistência à condução EyeSight
A CAOA, importadora exclusiva da Subaru no Brasil, lança nesta semana o Forester e o XV com a tecnologia de propulsão híbrida leve e-Boxer.
Os dois modelos contam como base o motor 2.0 com 4 cilindros contrapostos oferecendo 150 cv e 20 kgfm de torque, o qual é dotado de injeção direta de gasolina.
Auxiliando o motor térmico, o sistema e-Boxer conta com um propulsor elétrico de 12,3 kW (16,7 cv) e 6,7 kgfm de torque, que recebe energia elétrica acumulada em uma bateria própria do conjunto e auxilia no deslocamento do veículo em situações pontuais, como para auxiliar nas acelerações partindo da imobilidade.
Com a ajuda da tecnologia, destaca a CAOA, o Subaru XV e-Boxer conseguiu uma redução de 19% em seu consumo urbano, evoluindo sua classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular da categoria D para A, a melhor possível segundo os critérios de avaliação do Inmetro.
O Forester e-Boxer, por sua vez, atingiu uma melhora de 11% no consumo urbano, também garantindo sua classificação na categoria A.
Com isso, o XV e-Boxer passa a oferecer médias de 12,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, sempre com gasolina. O Forester e-Boxer, por sua vez, registra 11,2 e 11,6 km/l, respectivamente, também com o mesmo combustível.
Os dois modelos preservam o sistema de tração integral simétrica e o baixo centro de gravidade, duas premissas dos projetos da Subaru.
Para manter essas características, explica a fabricante, “o motor elétrico é colocado próximo ao centro de gravidade do veículo, enquanto a bateria e outros componentes são dispostos acima do eixo traseiro, obtendo um centro de gravidade ainda mais baixo e uma distribuição de peso dianteiro / traseiro mais equilibrada do que o modelo a gasolina. O resultado é ainda mais tranquilidade com suas características de manuseio responsivas e estabilidade de direção aperfeiçoada”.
“O motor elétrico acoplado na caixa de transmissão ajudou a implementar a tecnologia e-Boxer sem ter que mudar o layout estrutural básico do trem de força Symmetrical AWD, mantendo um desempenho de direção impressionante. Este motor permite dirigir em modo 100% elétrico em baixas velocidades e fornece assistência motriz em velocidades médias, ajudando a melhorar a eficiência na queima de combustível, permanecendo um veículo divertido de dirigir”, acrescenta a Subaru.
Outra tecnologia presente nos modelos com o sistema e-Boxer reside na introdução da Active Grill Shutter. A grade dianteira com controle específico abre ou fecha automaticamente suas aletas mudando sua configuração, em função da velocidade do veículo e da temperatura do líquido de arrefecimento do motor, para favorecer o componente aerodinâmico, explicam os importadores.
No campo da tecnologia, reforça a CAOA, coube ao Forester e-Boxer estrear a quarta geração do pacote de assistentes de condução EyeSight.
O sistema passa a utilizar câmeras estéreo com um campo de visão significativamente maior, além de um novo software de reconhecimento de imagem. O desempenho da assistência à frenagem também evoluiu, salienta a Subaru, uma vez que os dados internos que fornecem suporte para evitar colisões foram ampliados.
Na evolução do EyeSight a Subaru também aprimorou os sistemas de frenagem de pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, centralização na faixa de rodagem, alerta de saída de faixa, além da adição da direção autônoma de emergência.
A CAOA já iniciou a comercialização tanto do Subaru XV e-Boxer quanto do Subaru Forester e-Boxer, que terão preços sugeridos de R$ 193.900 e R$ 223.900, respectivamente.