Com primeira foto por inteiro, Hyundai Creta 2022 começou a ser produzido
SUV compacto confirmou reestilização baseada no modelo russo, mas aposta num conteúdo mais recheado para compensar o estilo pouco inspirado
Não que houvesse dúvidas sobre o que estava sendo preparado para o Brasil (já que a marca havia soltado vários teasers do modelo), mas a Hyundai finalmente publicou uma imagem praticamente limpa do novo Creta 2022, seu SUV compacto nacional.
A foto faz parte de um post feito nas redes sociais pelo CEO da empresa no Brasil e América Latina, Ken Ramirez, e mostra o Creta 2022 saindo da linha de montagem de Piracicaba já exibindo a frente pouco inspirada, originalmente introduzida na Índia.
“Um momento maravilhoso na nossa fábrica de Piracicaba! Começou oficialmente a produção da Nova Geração Hyundai Creta 2022!”, disse o executivo, que aparece nas fotos ao lado de outros funcionários.
Como já havia sido cogitado, o visual reestilizado do Creta brasileiro não é original: trata-se de uma reprodução quase por inteiro do estilo introduzido no mesmo SUV, mas o vendido na Rússia. Ou seja, em vez de grade de frisos horizontais, o modelo traz uma peça em colmeia, com elementos cromados emoldurados. O para-choque também é um pouco diferente do Creta indiano, felizmente.
Verdade seja dita, o Creta nunca esteve à altura do padrão de design da Hyundai em seus modelos globais de fato, que são bem mais empolgantes. Não é à toa que o utilitário esportivo já esteja por receber uma segunda atualização de estilo, inspirada no Tucson.
Motor 1.0 de 3 cilindros
Mas se não empolga pelo visual, o novo Creta 2022 promete agradar pelo conteúdo, como a montadora já revelou.
Ramirez, no entanto, reforçou as novidades em seu post: “o Hyundai Creta 2022 eleva o segmento B-SUV com o melhor conforto e sofisticação da categoria, integrando uma combinação singular e características inéditas no segmento, como a conectividade Hyundai Bluelink, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, amplo teto solar panorâmico, monitor de ponto cego, sistema de frenagem autônoma, um cluster de instrumentos totalmente digital e a maior interface multimídia touchscreen do segmento...”, escreveu ele.
“Tudo isso em um design e interior premium, superior ao de seus concorrentes... Mais uma vez, Hyundai estabelece um novo patamar para o segmento!”, com evidente exagero.
Na parte mecânica, a novidade mais importante é a adoção do motor 1.0 turbo de 3 cilindros no lugar do 1.6 aspirado, mas preservando o 2.0 nas versões mais caras.
Sem dúvida, a Hyundai deve reposicionar o Creta no mercado a fim de brigar em uma faixa de preço mais elevada. Resta saber se a marca sul-coreana continuará bebendo na fonte das versões mais simples, como fez desde seu lançamento.
Ao ter sua produção iniciada já em agosto, o Creta 2022 dá pinta de estrear o SUV antes de dezembro, como ela deu a entender em declarações anteriores. Talvez não seja surpresa se o modelo chegar às concessionárias no meio do quatro trimestre.