Novas informações afastam do Brasil o inédito SUV cupê da Chevrolet

Modelo deverá ser baseado em plataforma mais sofisticada do que a do Tracker e estreia em 2023
Sugestão do designer Kleber Silva para um SUV cupê intermediário da Chevrolet

Sugestão do designer Kleber Silva para um SUV cupê intermediário da Chevrolet | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

O site norte-americano GM Authority trouxe ao longo do fim de semana uma interessante apuração exclusiva revelando novos detalhes sobre o inédito SUV cupê que a Chevrolet está desenvolvendo para alguns mercados específicos. Apesar de ainda não contar com um modelo do tipo em seu portfólio, certamente a Chevrolet está de olho na ascensão da categoria. 

Segundo reporta o GM Authority, a divisão sul-coreana do conglomerado norte-americano está no comando do desenvolvimento do novo produto, algo que vai ao encontro de um flagra captado no começo deste ano com um protótipo do SUV cupê em teste. 

De acordo com as informações extra-oficiais do GM Authority, a previsão é que o futuro crossover conte com um tamanho intermediário entre o atual Chevrolet Trailblazer norte-americano, que conta com 4,40 m de comprimento, e a presente geração do Chevrolet Tracker, SUV com 4,27 m, como observamos no modelo produzido em São Caetano do Sul (SP). 

Em relação ao Trailblazer, o futuro SUV cupê deverá compartilhar a plataforma VSS-F, a qual é uma opção mais sofisticada em relação à GEM aplicada no projeto do Tracker. A arquitetura VSS-F proporcionará ao modelo a oferta de catálogos com tração integral, recurso ausente nos modelos baseados na plataforma GEM. 

Ainda na parte técnica, o site norte-americana adianta que apenas opções de motores compactos e sobrealimentados deverão figurar sob o capô do SUV cupê em desenvolvimento. 

Brasil nos planos? 

O GM Authority apresenta como certa a comercialização do SUV cupê inédito nos EUA e Canadá, além, é claro, da Coreia do Sul, onde será produzido na fábrica de Changwon. A chegada da novidade aos mercados para os quais está previsto deverá ocorrer no início de 2023. 

Segundo o AUTOO apurou, não está nos planos da GM América do Sul investir na nacionalização do SUV cupê por aqui. 

A prioridade da subsidiária local da GM está mesmo no desenvolvimento da nova geração da Montana, a qual deverá compartilhar a linha de montagem com o Tracker e chegar às concessionárias Chevrolet nos primeiros meses de 2023. 

A questão do SUV cupê sul-coreano também contar com uma plataforma diferente da aplicada no Tracker e na Montana também afasta o modelo do Brasil, uma vez que implementar uma nova arquitetura em uma fábrica já em operação demanda um investimento considerável.  

Até o momento, sabemos que, entre as marcas generalistas, a Fiat deverá lançar, ainda neste ano, seu promissor modelo derivado do projeto 376, também um SUV-cupê com tamanho equivalente ao do Jeep Compass. 

De qualquer forma, vamos acompanhar de perto as evoluções sobre tudo o que cerca o inédito SUV cupê da Chevrolet e, assim que novas informações surgirem, reportaremos aqui no AUTOO. Acompanhe!

Acima o Chevrolet Trailblazer RS 2021 vendido nos EUA
Acima o Chevrolet Trailblazer RS vendido nos EUA: porte equivalente ao do Compass
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis