Com planejamento e ousadia, CAOA Chery é uma das marcas que mais cresce no mercado brasileiro
Empresa investe e lança novos produtos, apesar do cenário nebuloso, desafiando prognósticos; como resultado, já é a montadora instalada que mais cresceu no País
O ano de 2020 certamente já entrou para a história como um dos mais desafiantes para a indústria automobilística mundial, por conta dos diversos problemas enfrentados, e o Brasil não é exceção. Mas, como ensina a sabedoria popular, muitas vezes é preciso mudar a forma de enxergar a situação (o famoso exemplo do “ver o copo meio cheio ou meio vazio”).
As restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, no início do ano, provocaram consequências graves para a maioria das indústrias do setor no País, já que o fechamento de concessionárias e a suspensão das atividades nas fábricas prejudicou muito todo o planejamento que havia sido feito para o ano. Mas como a crise também traz oportunidades houve casos de empresas que optaram por manter os planos, em vez de suspender tudo e aguardar.
Foi o caso da CAOA Chery que já vinha se destacando no mercado por conta de sua estratégia diferenciada e lançou o sedã Arrizo 6 em meados de julho, ou seja, em pleno período de quarentena, impressionando muita gente. O melhor, porém, é que a surpresa não se limitou à ocasião do lançamento, mas, principalmente, pelo produto, um sedã de linhas elegantes, modernas e atraentes e que não demorou a chamar a atenção no mercado, não apenas por seu design, mas também pela extensa lista de equipamentos de série.
Rodas de liga leve de 17”, retrovisores com rebatimento elétrico, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas, chave presencial com sistema de partida por botão, câmbio CVT (continuamente variável) de nove marchas virtuais, teto solar com acionamento elétrico e porta-malas com capacidade para 570 litros são alguns dos destaques, mas o CAOA Chery Arrizo 6 tem muito mais.
Comando de climatização à distância, que permite acionar o ar-condicionado do sedã muito antes do proprietário embarcar, deixando o carro com a temperatura desejada antes de a viagem começar, sistema de câmeras 360°, o qual fornece visualização de toda a área ao redor do veículo, proporcionando mais segurança, central multimídia com tela de 9” compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos com display digital colorido de 7” do computador de bordo, luz ambiente panorâmica e ar-condicionado automático com saída exclusiva para os bancos traseiros completam o pacote de itens oferecidos no Arrizo 6. E o melhor: tudo isso por um preço muito competitivo. Assim, não é à toa que o modelo consegue competir – e até superar rivais que estão no mercado há mais tempo.
Avanço tecnológico
E não parou por aí. Um mês depois, em agosto, a CAOA Chery seguiu o seu planejamento e dobrou a aposta, ao lançar o Tiggo 8 Turbo GDI, seu novo SUV topo de linha com capacidade para sete ocupantes. Com um design imponente, que se destaca por onde passa, o modelo logo se tornou um sucesso, seguindo a trilha bem-sucedida dos demais SUVs da marca.
O belo design, que concilia modernidade e requinte na medida certa, combinado com os faróis de LED (incluindo luzes de condução diurna DRL), as rodas de liga leve de 18” e detalhes como a antena tipo barbatana de tubarão no teto formam um conjunto harmonioso, capaz de agradar consumidores dos mais diversos perfis.
Mas o Tiggo 8 Turbo GDI reserva o melhor para quem tem a felicidade de estar a bordo. Além do amplo espaço, o SUV oferece ar-condicionado automático de duas zonas controlado por tela de LCD de 8” no console, carregador de celular por indução, quadro de instrumentos 100% digital, volante multifunção, central multimídia com tela de 10,25” e sistema de visão 360° são alguns dos equipamentos de série disponíveis no veículo. O modelo foi tão bem aceito pelo público que acaba de alcançar a marca de mil unidades entregues, apenas três meses após o seu lançamento.
Com a chegada do Tiggo 8 Turbo GDI, a CAOA Chery passou a contar com um dos portfólios mais completos do mercado, formado pelos SUVs Tiggo 2, Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, além dos sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6. A estratégia da empresa em investir em modelos avançados em termos tecnológicos e de design se mostrou tão acertada que, além da ótima resposta em termos de imagem da marca, a CAOA Chery conseguiu obter ótimos resultados em vendas.
CAOA Chery: participação de mercado em alta
Segundo levantamento do Autoo, a CAOA Chery foi a marca generalista que mais cresceu em participação de mercado neste ano, com um ganho de 31,8% levando em consideração o acumulado de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período de 2019. No período em questão, a Chevrolet registrou uma perda em participação de 4,37%, enquanto outras marcas estabelecidas há mais tempo no mercado, como a Volkswagen e a Fiat, viram suas participações de mercado crescerem 10% e 17,1%, respectivamente. Tudo isso mostra que a CAOA Chery ainda tem muito fôlego para crescer no Brasil.
Marca (automóveis + comerciais) | Acum. Out./20 | Acum. Out./2019 | Var. | Participação/20 | Participação/19 | Dif. Participação | Crescimento em participação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Chevrolet | 257.125 | 389.040 | -33,91% | 17,10% | 17,88% | -0,78% | -4,37% |
Volkswagen | 255.673 | 336.133 | -23,94% | 17,00% | 15,45% | 1,55% | 10,06% |
Fiat | 242.638 | 299.639 | -19,02% | 16,13% | 13,77% | 2,36% | 17,17% |
Hyundai | 128.174 | 172.333 | -25,62% | 8,52% | 7,92% | 0,60% | 7,62% |
Ford | 107.922 | 180.164 | -40,10% | 7,18% | 8,28% | -1,10% | -13,32% |
Toyota | 107.429 | 176.067 | -38,98% | 7,14% | 8,09% | -0,95% | -11,71% |
Renault | 103.577 | 194.116 | -46,64% | 6,89% | 8,92% | -2,03% | -22,79% |
Jeep | 82.601 | 106.422 | -22,38% | 5,49% | 4,89% | 0,60% | 12,31% |
Honda | 65.548 | 106.969 | -38,72% | 4,36% | 4,92% | -0,56% | -11,33% |
Nissan | 49.355 | 78.113 | -36,82% | 3,28% | 3,59% | -0,31% | -8,57% |
CAOA Chery | 14.656 | 16.090 | -8,91% | 0,97% | 0,74% | 0,24% | 31,80% |
Mitsubishi | 14.034 | 18.203 | -22,90% | 0,93% | 0,84% | 0,10% | 11,56% |
Citroën | 11.415 | 22.293 | -48,80% | 0,76% | 1,02% | -0,27% | -25,91% |
BMW | 9.749 | 10.482 | -6,99% | 0,65% | 0,48% | 0,17% | 34,58% |
Peugeot | 9.670 | 18.089 | -46,54% | 0,64% | 0,83% | -0,19% | -22,65% |
Mercedes-Benz | 7.523 | 10.053 | -25,17% | 0,50% | 0,46% | 0,04% | 8,28% |
Volvo | 5.744 | 6.181 | -7,07% | 0,38% | 0,28% | 0,10% | 34,47% |
Audi | 5.559 | 7.051 | -21,16% | 0,37% | 0,32% | 0,05% | 14,08% |
Kia | 4.939 | 7.936 | -37,76% | 0,33% | 0,36% | -0,04% | -9,95% |
Land Rover | 4.105 | 4.815 | -14,75% | 0,27% | 0,22% | 0,05% | 23,36% |
Tamanho total do mercado | 1.503.845 | 2.176.032 |
Além dos automóveis
Mas os investimentos não ocorrem apenas em produtos. Pouco depois de atingir a impressionante marca de 20 mil veículos da CAOA Chery produzidos na fábrica de Anápolis, GO, a CAOA Montadora inaugurou a maior fachada fotovoltaica do planeta, no moderno Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE), que também integra as instalações da fábrica goiana. Com 850 m², o equipamento gera energia elétrica de maneira sustentável e abastece todas as estações de trabalho do prédio, comprovando assim o compromisso da companhia com a preservação do meio ambiente.
Outra iniciativa importante é a participação da CAOA Chery na criação do CDT (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), o primeiro polo dedicado ao desenvolvimento de novas tecnologias e formação de empreendedores na cadeia automotiva no Vale do Paraíba. Esse centro será instalado na cidade de Jacareí, SP, onde a CAOA Chery também possui fábrica.
“Queremos transformar Jacareí em um celeiro de talentos; no centro tecnológico serão realizados cursos e workshops, entre outros programas de capacitação e aperfeiçoamento profissional para atender as demandas do setor automotivo. Dessa forma, vamos contribuir para o desenvolvimento da região”, afirmou Marcio Alfonso, CEO da CAOA Chery.