Com perua V90, Volvo retoma sua tradição no segmento
Perua da Volvo é baseada no sedã S90 e usa motores quatro cilindros
Apesar da soberania dos crossovers e SUVs, diversas marcas continuam apostando nas peruas, ainda mais as do segmento premium. Agora foi a vez da Volvo voltar a ocupar uma posição de destaque na categoria com o novo V90, versão familiar do sedã S90, que será apresentado durante o Salão de Genebra, a partir do dia 3 de março na Suíça.
O novo Volvo V90 segue a mesma linha do sedã, com forte inspiração no Concept Estate, mostrado pela marca há cerca de dois anos. No visual, o destaque vai para as enormes lanternas traseiras, com formato em “L” invadindo a tampa do porta-malas. Já no interior, há acabamento refinado, mas se sobressai o porta-malas com capacidade de 1.526 litros, com os bancos traseiros rebatidos e considerando ainda um armazenamento sob o assoalho.
A perua é o terceiro carro da montadora construído sobre a nova plataforma Scalable Product Architecture (SPA), depois do S90 e do XC90. A exemplo dos irmãos, o novo V90 usa motores turbo de quatro cilindros, sendo que a mais comentada pela empresa é a híbrida T8, com um 2.0 litros a gasolina e outro elétrico, capazes de gerar 412 cv e 65,3 kgfm.
O modelo híbrido consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. O consumo médio é de bons 47,6 km/l, com autonomia de mais de 45 km no modo elétrico, graças a bateria de íon de lítio de 9,2 kWh.
Tradição no segmento de peruas
A opção por uma perua não é algo incomum na Volvo. A marca sueca ficou famosa, sobretudo nos Estados Unidos, como fabricante de modelos familiares. Entre as muitas peruas de sua história figuram a Duett, a P200 Amazon, a 245 da década de 70 e a 850, entre outras. Com a V90, a Volvo espera resgatar parte dessa tradição, porém, focando no segmento de alto luxo.
A novidade deve estrear no Brasil no segundo semestre deste ano, provavelmente com apresentação no Salão de São Paulo, entre outubro e novembro.