Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Com Onix garantido na ponta, veja quais são os outros líderes no ranking 2020

Hatch compacto da Chevrolet terminará como carro mais vendido do Brasil novamente, apesar da pandemia. Ano também será marcado por poucas surpresas

Com quase 128 mil veículos vendidos até o dia 16, o Chevrolet Onix mantinha uma vantagem de mais de 45 mil unidades para o Hyundai HB20 no ranking de vendas de 2020. Com isso, o hatch compacto já está mais do que garantido na liderança do mercado brasileiro mais uma vez, a despeito dos efeitos da pandemia.

Ainda assim, o carro mais vendido do país terá obtido um volume de emplacamentos pouco maior que a metade dos números de 2019, quando atingiu 241 mil unidades. Mas se o Chevrolet já pode ser apontado como o campeão e o HB20 está perto de voltar à vice-liderança neste ano, quais são os outros líderes nas principais categorias de veículos no Brasil? Confira a seguir os potenciais candidatos:

Hatch compacto

A despeito do crescimento de categorias como a de SUVs compactos, os hatches pequenos ainda são de longe os modelos mais vendidos do Brasil. E é claro que o Onix é o primeiro nessa divisão. A novidade aqui será a subida do velho Gol, terceiro colocado, e a queda do Ka, que foi o segundo mais vendido em 2019.

Sedan compacto

O novo Onix Plus herdou a coroa do Prisma em 2020. Com quase 78 mil emplacamentos até aqui, o sedan conquistou a categoria com seu pacote tecnológico. O segundo colocado, o VW Virtus, está a quilômetros de distância, com apenas 30 mil unidades vendidas.

Familiar compacto

No esvaziado segmento, que perdeu a perua Weekend, a Spin volta a liderar, batendo o combalido Fit mais uma vez. Mas não há muito o que comemorar, graças à brutal queda na demanda.

SUV compacto

O T-Cross saiu de um honroso 5º lugar em 2019 para a ponta em 2020. O SUV da Volks já beirava 57 mil emplacamentos quando esse artigo foi publicado, com boa vantagem para o Renegade (ex-líder). Perto deles, o novo Tracker também deu uma arrancada na segunda metade do ano e deve ser um candidato à liderança em 2021.

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross 2021
Imagem: Divulgação

Picape compacta

Renovada, a Strada ampliou ainda mais seu domínio no segmento. E deverá ser um raro caso em 2020 de modelo que apresentará crescimento nas vendas: se em 2019 foram 76,3 mil unidades, este ano ela já somava 75,2 mil veículos, ou seja, perto de superar a marca do ano passado.

Sedan médio

O Corolla continua tranquilo no primeiro lugar, com o Civic acomodado na vice-liderança. Mas o clima é de alerta, com o encolhimento da categoria, cada vez mais ameaçada pelos SUVs. O Cruze, por exemplo, deve perder metade das duas vendas em 2020.

SUV médio

A tranquilidade do Compass pode ter fim em 2021, com a chegada do VW Taos e do Corolla Cross. Enquanto isso, ele não enxerga concorrentes, com o Tiguan Allspace num distante 2º lugar.

Toyota Hilux 2021
Toyota Hilux 2021
Imagem: Divulgação

Picape média

Apesar do crescimento na reta final, a S10 não tem condições de voltar a superar a Hilux, algo que não ocorre há muito tempo. A picape da Toyota segue com mais de 30 mil unidades vendidas contra 25 mil da Chevrolet.

Aventureiros/crossovers

Categoria deve ganhar muitos modelos nos próximos anos, os crossovers ganharam um novo líder em 2020, o Volkswagen Nivus. A novidade deve chegar aos 15 mil carros emplacados, 5 mil a mais que o WR-V, da Honda.

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