Com o UX, Lexus vai para a briga com BMW X1, Volvo XC40 e cia.
Novo SUV compacto da marca foi um dos destaques do Salão de Genebra
Em um salão com poucos destaques, no cada vez mais badalado mundo dos SUVs quem brilhou em Genebra neste ano foi o inédito Lexus UX.
O modelo estreia uma nova plataforma dentro da linha Lexus, no caso a GA-C (Global Architecture – Compact) e chega para disputar mercado com modelos como o Mercedes-Benz GLA, BMW X1, Audi Q3 e o também recente Volvo XC40. O segmento de SUVs compactos também está ganhando cada vez mais força no segmento de luxo, portanto é natural que as marcas com este tipo de segmentação também se preparem para oferecer alternativas dentro da categoria.
Procurada pelo Autoo, a Lexus não confirma se o UX chegará ao Brasil, porém, como todos os seus concorrentes são vendidos aqui, é praticamente certo que ele deverá desembarcar por aqui ao longo de 2019. A produção do UX começará apenas no último trimestre deste ano.
Além do visual exótico e arrojado que caracteriza outro SUV da marca, no caso o NX, o compacto UX promete se diferenciar pelo conjunto mecânico pensado para máxima eficiência.
O SUV de entrada da Lexus terá como opção mais acessível a configuração UX 200, que conta com motor 2.0 de 170 cv dotado de injeção direta, bomba de óleo e sistema de resfriamente variável, dentre outros recursos. O UX também vai estrear uma nova caixa automática CVT dentro da gama Lexus, com um sistema de “troca de marchas diretas”. Segundo a Lexus explica, “um CVT convencional usa duas polias, conectadas por uma correia, que podem mudar seu raio perfeitamente e, assim, alterar a relação de transmissão efetiva, sem qualquer “efeito degrau”. O novo câmbio CVT usa uma caixa de marcha adicional para arranque a partir de uma parada, dando ao UX uma sensação de aceleração mais rápida e linear. Como as engrenagens reduzem a necessidade do mecanismo de polias e correia do câmbio CVT ser usado em baixas rotações, a propagação da relação do CVT pode ser dedicada ao maior alcance, maximizando a eficiência”. Em outras palavras, trata-se da estreia da nova transmissão anunciada recentemente pela Toyota que você conferiu aqui no Autoo.
Uma opção ainda mais interessante será o UX 250h, este dotado de um conjunto propulsor híbrido com um motor a gasolina e outro elétrico resultando em 178 cv de potência combinada. O UX 250h também será beneficiado pelo novo sistema “E-Four AWD”, que, ao posicionar o motor elétrico no eixo traseiro, confere tração integral ao SUV nessa versão. “A distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro é otimizada automaticamente ao acelerar, fazer curvas ou dirigir em superfícies escorregadias. Quando uma perda de atrito é detectada na roda traseira, a força direcionada para a traseira é aumentada para cerca de 80%, a velocidades de até 70 km/h, contribuindo para manter a estabilidade”, explica a Lexus.
Tanto o UX 200 como o UX 250h poderão receber o pacote F Sport de orientação esportiva. O conjunto inclui um acerto exclusivo da suspensão, com molas específicas e barras estabilizadoras, além de amortecedores traseiros mais rígidos. O UX F Sport trará um recurso interessante, no caso uma versão adaptada do Adaptive Variable Suspension (AVS) que estreou no cupê LC. O sistema aumenta a força de amortecimento para minimizar a inclinação em curvas ou mudanças de pista e reduz a força de amortecimento em linha reta. Visualmente, o aprimoramento no visual fica por conta de luzes de neblina com molduras cromadas em forma de L e a grade dianteira exclusiva, para-choque traseiro também com design próprio da versão, rodas de liga leve aro 18” e detalhes pretos nas molduras dianteira e traseira.