Com novos Kicks, Creta e T-Cross, como ficará a briga dos SUVs compactos?

Novidades no segmento mais vendido hoje em dia vão agitar o mercado junto com os híbridos flex
Novos SUVs da Nissan, Hyundai e Volkswagen vai acirrar ainda mais a disputa pela liderança do segmento

Novos SUVs da Nissan, Hyundai e Volkswagen vai acirrar ainda mais a disputa pela liderança do segmento | Imagem: Divulgação

O segmento de SUVs atingiu 47,3% do mercado em 2023 e se mantém nesse patamar e com viés de alta em 2024. Uma série de novidades do segmento vão chegar ao mercado, fomentando uma briga ainda mais acirrada. Entre as principais, podemos citar a nova geração do Nissan Kicks, além das versões renovadas de Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross

VEJA TAMBÉM:

No primeiro bimestre de 2024, de acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distriobuidores de Veículos), o líder de vendas entre os SUV é o Hyundai Creta, com 9.283 unidades, seguido pelo Nissan Kicks (7.981),  Chevrolet Tracker (7.954), Jeep Compass (7.665) e Volkswagen T-Cross, apenas para citar os cinco primeiros colocados. 

Desses cinco, apenas o modelo da GM não tem mudanças signficativas previstas para os próximos meses. Mais adiante, será retoque no desenho, depois da linha Onix. Começando pelo Creta, a versão renovada já está em testes no Brasil e foi flagrada algumas vezes. O carro vai ficar igual ao vendido em outros países emergentes, como a Índia. 

O novo visual deixará o SUV da Hyundai com aspecto mais moderno e com mais apelo no mercado, não apenas pela nova aparência, mas pelo conjunto mecânico mais eficiente,uma vez que além do 1.0 turboflex, o 2.0 aspirado deverá ser substituído por um outro motor, provavelmente 1.6 sobrealimentado. 

Disputa eletrizante

Jeep  Compass 2026
Jeep Compass da nova geração deve chegar em 2025, mas antes a atual receberá algumas mudanças
Imagem: Projeção Kleber Silva

Por dentro, o Creta renovado também vai mudar, mas com alterações bem mais discretas, como acabamento mais caprichado e central multimídia atualizada. O espaço do SUV da Hyundai é elogiável e deverá continuar como está. 

O Nissan Kicks vai atacar em duas frentes. A partir de 2025 terá a nova geração, que acaba de ser mostrada no Salão de Nova York (EUA), que será aberto ao público entre 29 de março e 7 de abril. Trata-se de um SUV compacto bem mais refinado que a atual geração, que vai conviver com a nova por um tempo. 

O novo Kicks começa a ser fabricado em Resende (RJ) em 2025 com visual arrojado, mais espaço, uma série de assistências à condução, suspensão traseira multilink, tela panorâmica no painel e um inédito motor turboflex, que poderá ter uma versão híbrida. Será um reforço importante para a Nissan no segmento de SUVs.

No caso do Jeep Compass, as primeiras mudanças ficarão por conta dos novos detalhes da linha 2025, que também terá a nova versão esportiva BlackHawk, antes da chegada da nova geração, prevista para o ano que vem. O SUV médio já está precisando de novidades para ganhar apelo e esse impulso inicial deverá ajudar. 

E o líder de vendas dos SUVs em 2023, o Volkswagen T-Cross está prestes a receber visual renovado, o que deverá acontecer no final de abril. O caro ficará parecido com a versão vendida na Europa, com novos detalhes nos faróis, lanternas e para-choque, além de inéditos jogos de rodas. O interior também passará com mudanças, mas não será dessa vez que o conjunto mecânico receberá novidades.

Como se vê, o segmento de SUVs já terá mudanças nos próximos meses e vai continuar recebendo novidades, entre as quais as versões híbridas flex, que deverão dominar o mercado até 2030. Todos os cinco primeiros colocados nas vendas de utilitários esportivos deverão ser eletrificadas de alguma forma. Quem sair primeiro nessa disputa eletrizante deverá dominar o mercado. 

Chevrolet Tracker 2024
Chevrolet Tracker deverá ter apenas uma reestilização mais adiante, mas depois da linha Onix
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana