Com novo XC90 e elétrico EX90, Volvo mira público de alto poder aquisitivo no Brasil
Marca, que emplacou quase 8,7 mil carros em 2024, confirmou lançamento dos novos SUVs em 2025
Depois de apostar no segmento de SUVs elétricos entre R$ 200 mil e R$ 300 mil com o EX30, a Volvo voltará suas atenções para um público mais abastado no Brasil.
A marca sueca, uma das que mais foca em veículos sustentáveis, confirmou o lançamento em 2025 dos modelos XC90 e EX90.
O primeiro é bastante conhecido, seu primeiro utilitário esportivo, lançado em 2002 e que ganhou um facelift na segunda geração no ano passado.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Já o segundo é um SUV de porte médio totalmente elétrico que surgiu em 2022 e chegou a ser prometido para nosso mercado anteriormente.
“A chegada do novo XC90 e do EX90 tem deixado todos da Volvo Car Brasil bastante empolgados. São dois carros incríveis, que reúnem o ápice de tecnologia, segurança e requinte da marca", disse o CEO Marcelo Godoy.
"Nosso plano é que os dois já estejam disponíveis para os consumidores na virada do primeiro para o segundo trimestre”, prometeu o executivo.
Disputa com chineses
A atualização do XC90 foi revelada em setembro passado e trouxe um refinamento estético que inclui os faróis, grade e assinatura de LED. Já no interior, o modelo passou a contar com um central reconfigurado, painel redesenhado e uma central multimídia maior, de 11,2 polegadas em vez 9.
A suspensão do SUV foi repensada para melhorar a estabilidade e o conforto a bordo. Os motores na Europa são três, dois a gasolina, um deles com tração integral, e o carro-chefe T8 AWD híbrido plug-in.
O elétrico EX90, por sua vez, oferece dois motores e tração integral com 408 ou 517 hp de potência, dependendo da versão. Ele pode levar sete pessoas a bordo como o XC90, mas tem um desempenho bem impressionante, fazendo de 0 a 100 km/h em até 4,9 segundos.
Se o XC90 pode ampliar as vendas da atual versão, que em 2024 emplacou pouco mais de mil carros, o EX90 é uma incógnita. Totalmente elétrico e sem grandes incentivos para ser vendido em nosso mercado, o SUV deve servir de "carro propaganda" da Volvo.
Ainda assim serão reforços importantes para a marca, que no ano passado ganhou a concorrência de vários chineses - ela que hoje pertence à Geely, rival de BYD, Chery e GWM. Ela terminou 2024 com quase 8,7 mil emplacamentos e a 19ª posição no ranking de marcas.
A Volvo certamente ainda confia no popular XC60 para ser seu principal produto, mas o EX30 terminou o ano dividindo essa atenção.