Com mercado mais competitivo, Ford prepara novidades
Fabricante lançará novidades mecânicas para as linhas Ka e Fiesta
Eles ainda terão que provar, com seus futuros números de venda, qual será o real impacto de cada um deles no mercado, mas é inegável que Fiat Argo e Volkswagen Polo estabelecem um novo patamar para o segmento de hatches compactos em termos de modernidade de seus projetos.
Quem pretende se mexer em breve para tentar conter o avanço da concorrência será a Ford, em especial nas gamas Ka e Fiesta.
Conforme apuramos com algumas concessionárias de diferentes Estados, é fato que em breve a montadora norte-americana colocará no mercado uma versão automática do Ka, provavelmente baseada no mesmo conjunto mecânico que estreou no EcoSport 2018 com o motor 1.5 tricilíndrico trabalhando em conjunto com a caixa automática de 6 marchas.
Por muitos anos a Ford sempre relutou em oferecer o câmbio automático na gama Ka, alegando que caberia ao Fiesta a opção da caixa mais sofisticada. A crescente demanda dos brasileiros por esse tipo de transmissão e o fato de faltar ao Fiesta o maior espaço interno e versatilidade oferecidos pelo Ka atual, seguramente pesaram na estratégia da Ford de rever sua composição de versões.
Por falar no Fiesta, a mesma caixa automática de 6 marchas presente no EcoSport 2018 também deverá chegar ao hatch, eliminando de vez o “fantasma” de quebras, defeitos e toda a fragilidade da transmissão de dupla embreagem que figurava nos modelos.
A tendência é que o moderno e eficiente propulsor 1.5 com 3 cilindros também seja nacionalizado (hoje só é produzido na Índia) e, com isso, ganhe fôlego de produção para figurar em toda a linha de entrada da Ford por aqui.
O Fiesta também deverá ganhar novidades estéticas para a linha 2018. Enquanto na Europa o hatch ganhou uma nova geração, por enquanto teremos aqui um leve facelift na dianteira e aprimoramentos relevantes no interior, como a introdução da central multimídia Sync 3 no modelo. Será, portanto, uma receita parecida com o que foi feito no EcoSport 2018.
Com essas novidades, sobretudo no Fiesta, a Ford espera ter condições de oferecer pacotes mais vantajosos aos consumidores de olho no Argo e no Polo. De fato o motor 1.5 com 3 cilindros deverá ser um bom concorrente para o 1.0 TSI da Volkswagen, enquanto a nova transmissão de 6 marchas deverá acrescentar a tranquilidade em termos de robustez que faltava ao Fiesta e o EcoSport até a linha 2017.
Mudanças no três volumes
Iniciando parte desse reposicionamento, a Ford realizou uma alteração discreta envolvendo seu modelo três volumes de entrada.
A designação "Ka+" deixa de ser adotada e o modelo passa a ser chamado de "Ka Sedan", tornando mais fácil a identificação da carroceria sobretudo por parte dos consumidores.
A caixa automática para o Ka é aguardada em especial para a carroceria sedã, uma vez que esse consumidor tende a valorizar ainda mais a presença da caixa em questão.
A previsão é que o facelift do Fiesta e as novidades mecânicas para a gama Ka estreiem nos modelos a partir do início de 2018.