Futuro hatch elétrico Renault 5 será mini-usina de energia

Graças ao carregador bidirecional, veículo poderá devolver energia a rede elétrica em momentos de maior consumo e abastecer a casa do seu proprietário
Renault 5 2024

Renault 5 2024 | Imagem: Divulgação

A Renault está se preparando para lançar o Renault 5, um hatch compacto elétrico, em 2024. E junto dele a fabricante está trazendo um novo carregador bidirecional. Conhecida como V2G (Vehicle-to-Grid), essa tecnologia permite que o veículo não apenas receba energia da rede elétrica para recarregar sua bateria, mas também possa enviar energia de volta à rede quando necessário.

O dispositivo permitirá o controle do fluxo de energia e será possível programá-lo por meio de um aplicativo. Para que o carregamento bidirecional funcione, os proprietários precisarão instalar uma estação de carregamento de 7 a 22 kW. E apesar da tecnologia ser nova, a Renault não será a primeira a adotar a tecnologia - empresas como BMW, Volvo e GM já anunciaram que vão implementá-lo no futuro.

Renault 5 2024
Renault 5 2024
Imagem: Divulgação

A capacidade de carregamento bidirecional não apenas permite que o veículo se torne um buffer de energia (componente que ajuda a transmitir sinais de forma confiável entre diferentes dispositivos eletrônicos), mas também oferece benefícios significativos para os proprietários.

Durante períodos de pico de demanda de energia, os proprietários podem optar por fornecer energia à rede elétrica, ajudando a estabilizar o sistema e evitando cortes de energia. Além disso, quando a demanda por eletricidade é baixa, os proprietários podem carregar o veículo durante as horas de menor consumo e usar a energia armazenada para alimentar seus lares, reduzindo os custos mensais de eletricidade.

Renault 5 terá carregamento bidirecional que devolve energia para a sua casa quando a demanda for alta
Renault 5 terá carregamento bidirecional que devolve energia para a sua casa quando a demanda for alta
Imagem: Divulgação

Por meio de uma parceria com a subsidiária Mobilize da Renault, em conjunto com a Mobility House, o Renault 5 poderá fornecer eletricidade "carbono neutro" para a rede. A empresa garante que a energia enviada de volta à rede será mais limpa, sem a necessidade de compensações adicionais.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Enquanto o Renault 5 tem estreia mundial prevista para o começo do ano que vem, o carregador bidirecional será lançado na França e na Alemanha em 2024, com previsão de chegar ao Reino Unido em 2025. Ainda não há informações sobre a disponibilidade do carregamento bidirecional no Brasil.