Com Cactus e novo Aircross, Citroën deve jogar suas fichas nos SUVs

SUV e nova geração do compacto estão nos planos da marca francesa no Brasil
Citroën C3 Aircross

Citroën C3 Aircross | Imagem: Divulgação

Conhecida pelo estilo um tanto exótico e por sua relação com universos como o das artes e da moda, a Citroën planeja uma mudança de direção nos próximos anos. Relegada ao segundo plano no Brasil desde que a Peugeot passou a concentrar os principais investimentos da PSA, agora o grupo francês voltará a focar na marca dos dois chevrons.

A primeira grande novidade que chegará ao mercado brasileiro é o C4 Cactus, um SUV de linhas ousadas e que está prestes a ser produzido na região. Aqui ele ocupará uma faixa de preços entre R$ 80 mil ou R$ 90 mil até mais de R$ 100 mil e por isso deve ser equipado com o elogiado motor 1.6 THP, com injeção direta e turbo, além de ser equipado apenas com transmissão automática. Ou seja, vai brigar na seara do Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade e até beliscar alguma clientela do Jeep Compass de entrada.

Se acertarmos nessa estratégia, fará todo sentido trazer para o Brasil o novo C3 Aircross vendido na Europa. Um indício forte que o modelo será nacionalizado é o fato de a PSA ter registrado sua patente em janeiro, conforme revela um documento do INPI, instituto responsável por registrar esses dados.

Para quem não conhece, o novo Aircross deixou aquele jeitão de minivan aventureira para ganhar uma carroceria com traços de utilitário esportivo. Com capô mais alto e estilo mais encorpado, o modelo pode fazer o papel de SUV de entrada da marca, com valor entre R$ 60 mil e R$ 80 mil.

Mecânica semelhante

Claro que a versão nacional deve perder muitos detalhes comparada à europeia. A própria imagen do INPI revela que o futuro Aircross brasileiro terá elementos mais simples na carroceria. Por isso é melhor não esperar pelo belo painel que vemos no carro francês que traz até HUD, o visor ao nível dos olhos, mas é factível pensar na enorme central multimídia ou no acabamento interno em duas cores.

A parte mecânica não deve receber grandes novidades e permanecer com o motor 1.6 aspirado e opção de transmissão manual e automática de seis velocidades. Não é otimismo em excesso pensar que o novo Aircross esteja no Salão do Automóvel em novembro. Até lá, espera-se que a Citroën volte a ter um papel mais relevante no país.

Veja também: C4 Cactus é atualizado na Europa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa