Com Bluelink, Hyundai é a sétima marca a oferecer serviços conectados no Brasil
Solução de serviços conectados estreia inicialmente na gama HB20 2022
Depois de Chevrolet (OnStar), Ford (FordPass Connect), Jeep (Adventure Intelligence) e Fiat (Connect Me), a Hyundai anunciou nesta segunda-feira (26) a estreia de sua solução de telemática Bluelink também para o mercado brasileiro. A novidade será oferecida em primeiro lugar a partir da linha 2022 das gamas HB20, HB20S e HB20X. Além das fabricantes generalistas, no segmento de luxo, a BMW, por meio do My BMW, e a Volvo, com o Volvo On Call, também disponibilizam tecnologia semelhante aos consumidores brasileiros.
Assim como os serviços das concorrentes, o Bluelink poderá executar funções como o envio de notificação automática em colisões graves, assistência 24 horas, rastreamento no caso de roubo do veículo, alertas e cuidados com o carro, entre outros recursos. Também será possível obter diagnósticos do veículo, realizar a partida remota, controlar o travamento e destravamento das portas e ainda obter a localização do carro, tudo por meio do aplicativo de mesmo nome.
“A partir do recurso alertas, o usuário pode definir um limite de velocidade máxima que o carro pode alcançar, um intervalo de tempo e dias da semana em que o veículo não deva circular e até um raio de circulação para o carro a partir de um ponto pré-determinado. O Bluelink oferece ainda um outro recurso chamado Alerta de Valet, em que é possível determinar distância máxima a ser percorrida, em metros, velocidade máxima a ser atingida e tempo máximo de motor ocioso. Caso os parâmetros programados sejam violados, uma notificação de aviso é disparada. Para completar, o Modo Valet, acionado pela central multimídia, bloqueia o acesso de terceiros a qualquer função do equipamento”, explica a Hyundai.
“Pela central multimídia também é possível ter acesso a um diagnóstico completo de sistemas do carro, como os airbags, a pressão dos pneus, direção elétrica, entre outros. Da mesma forma, em caso de detecção de falha, será enviado um alerta para o App Bluelink. Nesse serviço é possível consultar relatórios mensais com informações e gráficos comparativos sobre o estilo do motorista ao volante, o que é ideal para aprimorar a experiência de condução, tornando-a mais confortável, conveniente e segura”, completa a fabricante.
Segundo a Hyundai, o Bluelink será um equipamento de série para o HB20 nas versões Sport e Diamond, para o HB20S no catálogo Diamond e para o HB20X nas opções Diamond e Diamond Plus. Para as demais versões, o Bluelink terá um custo adicional de R$ 1.400. Como o uso de todas as funcionalidades da tecnologia demandam conexão com a internet, é necessário arcar com um custo mensal de R$ 29,90 relativo ao serviço 4G.
Ao contrário de sistemas concorrentes, como o OnStar da Chevrolet, o Bluelink não oferecerá Wi-Fi embarcado. A Hyundai destacou que os donos de unidades anteriores do HB20 (até o ano/modelo 2021) não terão como receber o Bluelink, uma vez que a central multimídia compatível com o recurso conta com evoluções de hardware. Ponto positivo é que o novo aparelho traz suporte ao Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
A Hyundai destaca ainda que realizou um parceria com a Liberty Seguros para os futuros proprietários de modelos da gama HB20 que ativarem o Bluelink. De acordo com a fabricante, “além de contarem com serviço de rastreamento completo, os usuários do sistema terão desconto de 20% nas taxas do seguro para roubo e furto. O desconto total na apólice vai variar conforme a relevância dessas taxas na região de residência do segurado, podendo atingir entre 10% e 15% de redução no preço final do seguro”.
Por fim, a Hyundai destaca que toda a gama nacional da marca contará com o sistema Bluelink. Provavelmente, no caso do Creta, o recurso será lançado até o fim deste ano em conjunto com a renovação completa do SUV compacto, estreando a linha 2022 do modelo.