Com baixo custo de manutenção e totalmente elétrica, Ford E-Transit é revelada na Europa
Modelo conta com 269 cv e sua autonomia pode alcançar cerca de 350 km
Após ter o seu retorno confirmado para o Brasil e região, a van comercial Ford Transit volta às manchetes com mais uma novidade relevante.
A opção 100% elétrica da van foi revelada nesta quinta-feira (12) na Europa, onde começará a ser vendida em 2022 com produção local na Turquia. Nos EUA, a estreia ocorrerá bem antes e a E-Transit começará a ser fabricada em Kansas City a partir do próximo ano.
Com aplicação voltada ao uso urbano e em áreas restritas com emissão zero, que vêm sendo adotadas em várias cidades do mundo, a E-Transit mostra como os veículos elétricos podem ser mais vantajosos em especial para o uso comercial. De acordo com pesquisas da Ford, o custo de manutenção da E-Transit chega a ser 40% menor em relação a uma van de mesmo porte com motor a combustão.
A bateria de 67 kWh da E-Transit fica instalada sob o assoalho da van e não retira nenhum espaço da área de cargas, um dos benefícios de seu projeto moderno e que já contemplou desde o início uma opção 100% elétrica. Com isso, a capacidade volumétrica para o transporte de cargas no caso da E-Transit é a mesma da versão diesel, atingindo 15,1 m3.
O motor elétrico presente na E-Transit entrega 269 cv e o bom torque de 43,8 kgfm garante a reserva de força necessária para que a van possa se deslocar com tranquilidade mesmo com carga plena.
Segundo o ciclo combinado no padrão mundial WLTP, a E-Transit terá autonomia estimada de até 350 km. A Ford acrescenta que, com o carregador embarcado de 11,3 kW, uma recarga completa leva pouco mais de 8 horas. Com carregador rápido de corrente contínua, de até 115 kW, é possível elevar o nível de energia de 10% para 80% em cerca de 34 minutos. Interessante destacar que a E-Transit poderá vir equipada com um gerador elétrico embarcado para alimentar ferramentas e equipamentos utilizados em diversos tipos de trabalho.
Bem equipada, a E-Transit conta com central multimídia com tela de 12”, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente inteligente de velocidade, assistente de pré-colisão, sensor de ponto cego, sistema de permanência em faixa, câmera 360° com assistência de frenagem de ré e piloto automático adaptativo.
Pegando carona na confirmação do retorno da Transit em suas versões a combustão para o Brasil e região, o Autoo questionou a Ford se existe intenção da fabricante em oferecer a opção elétrica E-Transit por aqui. Assim que a marca nos responder atualizaremos a notícia.