Com ajuda da Dacia, Renault pode ter um rival para Tiguan Allspace, Tiggo 8 e o futuro Jeep 7 lugares nacional

Subsidiária de baixo custo do grupo francês terá mais liberdade de atuação e prepara um inédito SUV médio
Dacia Bigster Concept

Dacia Bigster Concept | Imagem: Divulgação

Hoje responsável por “abastecer” a Renault aqui no Brasil com seus modelos de maior volume de vendas, a Dacia conquistou um inegável sucesso com os projetos de Logan, Sandero e Duster, provando que domina como poucas o complexo desenvolvimento de um carro que ofereça bom custo-benefício e ao mesmo tempo seja rentável.

Como um reconhecimento do competente trabalho da marca, o Grupo Renault concedeu mais liberdade para a Dacia alçar voos maiores no plano de cinco anos do conglomerado, estratégia que foi revelada nesta semana.

Entre alguns pontos-chave que vão nortear a nova “unidade de negócios” formada pela Lada e a Dacia, podemos destacar três itens principais: o foco no uso da plataforma CMF-B, o começo da eletrificação dos carros das duas marcas e a interessante “autorização” para que tanto a Lada quanto a Dacia possam atuar também em segmentos de maior porte (e faixa de preço).

Com isso, o Grupo Renault adiantou que a marca Dacia deverá adicionar três modelos em sua gama global daqui até 2025, sem considerar o início das vendas das respectivas novas gerações de Logan, Sandero e Stepway neste ano na Europa.

Dacia Bigster Concept: marca vai avançar para o segmento de médio porte
Dacia Bigster Concept: marca vai avançar para o segmento de médio porte
Imagem: Divulgação

Uma boa antecipação do que podemos esperar para a renovada gama Dacia nos próximos anos pôde ser vista por meio do estudo Bigster Concept, também anunciado nesta semana. 

Segundo a Dacia revelou, o modelo terá comprimento na casa de 4,60 m e será a representação do “jeito Dacia de fazer um modelo de categoria média se tornar acessível, ao custo de um produto do segmento abaixo”. Ainda sobre o protótipo, a fabricante também acrescentou que “suas generosas dimensões na parte externa são a promessa de um interior muito espaçoso”. 

Dacia Bigster Concept
Dacia Bigster Concept
Imagem: Divulgação

Ao levarmos em consideração o comprimento antecipado pela marca, fica claro que o SUV derivado do Bigster Concept será maior do que Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross, modelos que ficam na faixa de 4,45 m, aproximando-se mais de SUVs 7 lugares como VW Tiguan Allspace e CAOA Chery Tiggo 8, que alcançam 4,70 m. Logo, já podemos subentender que a Dacia deverá projetar o modelo com opções de duas ou três fileiras de assentos, característica que está em alta hoje em dia. Aqui no Brasil, inclusive, a Jeep vai entrar no segmento com seu modelo inédito produzido em Goiana (PE) a partir do segundo semestre deste ano. 

Dacia Bigster Concept
Dacia Bigster Concept
Imagem: Divulgação

Prometendo custo competitivo e sabendo que a plataforma CMF-B também será a nova base para os modelos da Aliança Renault-Nissan aqui no Brasil, fica aberta uma interessante possibilidade para que a Renault possa nacionalizar o SUV derivado do Bigster Concept como uma competitiva opção de SUV 7 lugares aqui no Brasil. É fato que, mesmo importado e com um preço superior, o Tiguan Allspace conquistou uma notável aceitação aqui no Brasil. O mesmo ocorreu com o Tiggo 8 montado no Brasil, que motivou a CAOA Chery a dobrar a produção do SUV. Logo, existe demanda por automóveis do tipo em nosso país. Resta saber se está nos planos da Renault aproveitar o novo modelo do grupo também por aqui.

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!