Com a nova Triton, Mitsubishi vai fechar fábrica de motores no Brasil em 2025

HPE vai passar a adotar apenas propulsores importados que atendem às novas normas de emissões
Novo moto da picape Triton será apenas importado, sem previsão de ser fabricado no Brasil

Novo moto da picape Triton será apenas importado, sem previsão de ser fabricado no Brasil | Imagem: Divulgação

A Mitsubishi e Suzuki, marcas que são representadas pela HPE, vão fechar a fábrica de motores em Catalão (GO) a partir de 1º de janeiro de 2025. A informação foi dada primeiramente pelo site Autos Segredos, mas as fabricantes confirmaram em seguida, dizendo que o motor 2.4 turbodiesel que vai equipar a picape Triton será apenas importado.

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A decisão de fechar a unidade de produção de motores se explica pelo fato do atual 2.4 que equipa a L200 Triton não vai atender mais às normas de emissões que vão passar a vigorar a partir de janeiro próximo. De acordo com a HPE, pelo menos por enquanto, não há previsão de nacionalizar o novo motor da Triton. 

Entretanto, ainda de acordo com a HPE, “Todos os trabalhadores desse departamento estão sendo realocados internamente para outras áreas”, afirma nota à imprensa.  O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, Goiás (SIMECAT) vem negociando com a empresa a estabilidade da mão de obra empregada na linha de propulsores e inicialmente cogitava-se uma interrupção temporária na linha o que não aconteceu.

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Motor importado na nova Triton

Mitsubishi L200 Triton 2025
Mitsubishi L200 Triton 2025 já começa a chegar às lojas no Brasil, apenas com motor importado
Imagem: Divulgação

A linha de montagem de motores da HPE existe há 11 anos, desde o início da produção do SUV ASX. Ao longo do tempo foram implementadas mudanças para produção do atual 2.4 turbodiesel, mas com as novas normas de emissões, a unidade de produção será fechada.

A sexta geração da Mitsubishi Triton já está disponível para pré-venda nas 129 concessionárias da marca no Brasil. Com lançamento oficial previsto para janeiro de 2025, o modelo chega com seis versões, preços a partir de R$ 249.990 e algumas modificações em relação à geração anterior.

A picape traz mudanças tanto na carroceria quanto no chassi. A Triton 2024 adota o conceito "Mega Chassis", que promete maior resistência e rigidez: 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em comparação com o modelo anterior. 

O novo motor da Triton é um 2.4 turbodiesel de 205 cv e 47,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis marchas. Além de mais econômico que o atual, se beneficia de sistemas como o SCR (ureia) e a calibração adaptativa da transmissão INVECS-II.  

Mitsubishi L200 Triton 2025
Mitsubishi L200 Triton 2025 é bem parecida com as rivais Toyota Hilux e Chevrolet S10 quando vista de traseira
Imagem: Divulgação

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana