Com a nova Triton, Mitsubishi vai fechar fábrica de motores no Brasil em 2025
HPE vai passar a adotar apenas propulsores importados que atendem às novas normas de emissões
A Mitsubishi e Suzuki, marcas que são representadas pela HPE, vão fechar a fábrica de motores em Catalão (GO) a partir de 1º de janeiro de 2025. A informação foi dada primeiramente pelo site Autos Segredos, mas as fabricantes confirmaram em seguida, dizendo que o motor 2.4 turbodiesel que vai equipar a picape Triton será apenas importado.
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A decisão de fechar a unidade de produção de motores se explica pelo fato do atual 2.4 que equipa a L200 Triton não vai atender mais às normas de emissões que vão passar a vigorar a partir de janeiro próximo. De acordo com a HPE, pelo menos por enquanto, não há previsão de nacionalizar o novo motor da Triton.
Entretanto, ainda de acordo com a HPE, “Todos os trabalhadores desse departamento estão sendo realocados internamente para outras áreas”, afirma nota à imprensa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, Goiás (SIMECAT) vem negociando com a empresa a estabilidade da mão de obra empregada na linha de propulsores e inicialmente cogitava-se uma interrupção temporária na linha o que não aconteceu.
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Motor importado na nova Triton
Imagem: Divulgação
A linha de montagem de motores da HPE existe há 11 anos, desde o início da produção do SUV ASX. Ao longo do tempo foram implementadas mudanças para produção do atual 2.4 turbodiesel, mas com as novas normas de emissões, a unidade de produção será fechada.
A sexta geração da Mitsubishi Triton já está disponível para pré-venda nas 129 concessionárias da marca no Brasil. Com lançamento oficial previsto para janeiro de 2025, o modelo chega com seis versões, preços a partir de R$ 249.990 e algumas modificações em relação à geração anterior.
A picape traz mudanças tanto na carroceria quanto no chassi. A Triton 2024 adota o conceito "Mega Chassis", que promete maior resistência e rigidez: 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em comparação com o modelo anterior.
O novo motor da Triton é um 2.4 turbodiesel de 205 cv e 47,9 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis marchas. Além de mais econômico que o atual, se beneficia de sistemas como o SCR (ureia) e a calibração adaptativa da transmissão INVECS-II.
Imagem: Divulgação