Com 748 cv, BMW XM torna-se o novo veículo mais potente da marca
Torque máximo do SUV híbrido também impressiona e alcança 101,9 kgfm
Um bom exemplo de como a eletrificação pode não só colaborar com a redução do consumo e dos níveis de emissões, mas também aprimorar consideravelmente o desempenho dos veículos, o BMW XM foi revelado nesta semana como o veículo mais potente já produzido pela marca alemã.
Para tanto, o modelo une o motor 4.4 V8 biturbo com um propulsor elétrico para entregar nada menos do que 748 cv de potência combinada e 101,9 kgfm (ou 1.000 Nm) de torque. O SUV conta com tração integral (BMW M xDrive) com modos esportivo e off-road e câmbio automático de 8 marchas.
Segundo os dados oficiais, o BMW XM é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e alcança 270 km/h de velocidade máxima quando equipado com o opcional M Driver’s Package. Os números podem ser considerados muito bons, uma vez que estamos falando de um veículo de 5,11 m de comprimento e 2,7 toneladas.
Podendo efetuar a carga da bateria principal (25,7 kWh) do sistema híbrido em uma fonte de energia externa, o XM oferece autonomia em modo 100% elétrico de até 88 km, com a velocidade máxima, no caso, limitada em 140 km/h.
A BMW ressalta que o XM foi o segundo modelo a ser desenvolvido completamente por sua divisão de alta performance M, exatos 44 anos após a estreia do BMW M1.
O XM pode receber rodas de liga leve até o aro 23”, sendo que o SUV foi concebido de acordo com a premissa da distribuição de peso igualitária entre os eixos (50:50) e conta também com a suspensão Adaptive M Professional, na qual molas e amortecedores são controlados eletronicamente.
O BMW XM começará a ser produzido em dezembro deste ano na fábrica da marca em Spartanburg, nos Estados Unidos, chegando aos demais mercados globais a partir de 2023.