Com 4x4 mais barato, Renegade 2022 custa entre R$ 123.990 e R$ 163.290

SUV recebe apenas motorização 1.3 turbo e enfatiza opções 4x4 na gama
Jeep Renegade 2022

Jeep Renegade 2022 | Imagem: Divulgação

Como previsto, a Jeep lança nesta quinta-feira (10) a linha 2022 do Renegade, modelo que atualmente é o SUV mais vendido no mercado brasileiro. 

Entre as principais novidades, vale a pena destacar a presença do motor 1.3 turbo com injeção direta figurando como a única opção para movimentar o utilitário esportivo a partir de agora. 

Assim como em outros modelos da Stellantis, a configuração T270 flex entrega até 185 cv e 27,5 kgfm. Nos catálogos mais acessíveis, com tração dianteira, o 1.3 turbo vai trabalhar em conjunto com a transmissão automática de 6 marchas. 

O grande destaque do Renegade 2022 fica para a iniciativa da Jeep de “democratizar o acesso ao sistema de tração 4x4”, como a marca explica. 

Para tanto, o Renegade 2022 traz em seus catálogos Série S T270 Turbo Flex e Trailhawk T270 Turbo Flex a transmissão automática de 9 marchas aliada ao sistema de tração integral da marca. 

Vale destacar que, graças aos bons números de potência e torque, o desempenho do Renegade 2022 torna-se bem mais interessante. 

Na versão de entrada Sport, o Renegade 2022 será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos quando abastecido com etanol. Migrando para o consumo, a Jeep declara como médias oficiais 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com o 1.3 turbo queimando etanol, as parciais são de 7,7 e 9,1 km/l, respectivamente. 

Tomando como referência o Renegade Série S, que é equipado com rodas de liga leve aro 19”, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 9,5 segundos com etanol. Já o consumo urbano é de até 9,1 km/l com gasolina, valor que alcança 10,8 km/l em percurso rodoviário com o mesmo combustível. Utilizando etanol, o Renegade Série S 4x4 alcança médias de 6,3 e 7,6 km/l, respectivamente. 

4x4 mais competitivo

De acordo com a Jeep, a tendência é que as opções 4x4 respondam por cerca de 30% a 40% do mix de vendas do Renegade 2022. 

Apenas como comparação, o Renegade com motorização diesel ocupava uma participação de vendas na faixa de 8%. 

Como os veículos a diesel contam com uma incidência tributária maior em relação aos automóveis a gasolina ou flex, a substituição do propulsor 2.0 turbodiesel pelo 1.3 turbo permitiu ao Renegade 2022 chegar ao mercado com catálogos 4x4 mais competitivos em termos comerciais, com preços até R$ 20 mil abaixo do que era praticado até então. Outro ponto relevante é que o Renegade torna-se a única opção de SUV compacto do mercado a combinar tração 4x4 com motorização sobrealimentada capaz de aceitar etanol ou gasolina.  

Na parte estética, o Renegade 2022 trouxe mudanças sutis. O para-choque frontal é novo e oferece melhor ângulo de ataque, além de visual mais robusto. Os faróis, por sua vez, agora contam com iluminação full-LED, tecnologia também presente nos faróis auxiliares. 

Dependendo da versão, as rodas de liga leve também contam com novo design, enquanto, na parte traseira, o para-choque também é novo bem como a assinatura de luzes das lanternas, que também recebem iluminação por LED. 

Internamente o Renegade recebe a partir da linha 2022 o novo volante da marca, novo apoio de braço e painel de instrumentos totalmente digital a partir da versão Longitude.  

Importante destacar que todas as versões do Renegade 2022 saem de fábrica ao menos com o alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, leitor de placas de velocidade e 6 airbags. 

A Jeep explicou durante a apresentação do novo Renegade que preparou um lote inicial com mais de 11.500 unidades do SUV com o compromisso de preservar os valores de lançamento até o fim do estoque. 

Apesar de não oferecer uma versão específica para o público PcD, a Jeep salienta que o Renegade pode ser adquirido na modalidade de venda direta com desconto adicional de 8%, além do abatimento do IPI no caso do público com deficiência. 

Para fidelizar seus clientes, a Jeep oferecerá ainda um generoso bônus de R$ 10 mil na avaliação do usado da marca que será utilizado na troca pelo novo Renegade. 

Confira, abaixo, um resumo das versões, itens de série e preços da gama Jeep Renegade 2022: 

Renegade Sport T270 Turbo Flex automático 6 marchas  - R$ 123.990 
Principais itens de série: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve aro 17”, start-stop, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável. 

Opcional: Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos de couro (preço até o momento não informado pela marca). 

Renegade Longitude T270 Turbo Flex automático 6 marchas - R$ 138.990 
Principais itens de série: versão Sport + borboletas para trocas de marcha no volante, central multimídia com tela de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos totalmente digital com tela de 7”, carregador de celular sem fio, ar-condicionado automático digital de duas zonas, rodas de liga-leve aro 18” e bancos de couro em preto. 

Opcional: banco de couro na cor marrom. 

Renegade Série S T270 Turbo Flex automático 9 marchas 4x4 - R$ 163.290 
Principais itens de série: versão Longitude + seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida (Hill Descent Control), 7 airbags (incluindo um para o joelho do motorista), bancos de couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de liga leve aro 19”, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento (Park Assist), detector de tráfego traseiro e monitoramento de pontos cegos.  

Opcional: teto solar elétrico panorâmico. 

Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex automático 9 marchas 4x4 - R$ 163.290 (mesmo preço da Série S)
Principais itens de série: versão Série S + rodas de liga leve aro 17” calçadas em pneus de uso misto exclusivos da versão, suspensão elevada, proteções off-road para o eixo cardã, câmbio e tanque de combustível, selo Trail Rated, quadro de instrumentos digital de 7” com animação exclusiva, bancos de couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor do modo de condução conta com cinco opções, incluindo a exclusiva configuração Rock (pedra). O Renegade Trailhawk conta com 30º de ângulo de ataque, 22º de ângulo de rampa e 32º de ângulo de saída. 

Opcional: teto solar elétrico panorâmico.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis