Cliente europeu faz Audi criar A8 limusine com seis portas
Sedã de luxo passa a ter mais de 6,3 metros de comprimento, um a mais que o já grande A8L
Apesar de ser o queridinho dos chineses, mercado onde vende muito, o A8 recebeu um pedido inusitado de um cliente europeu. O endinheirado cidadão considerou os 5,3 metros da versão longa do sedã da Audi insuficiente para seus propósitos e encomendou um A8 ainda mais longo e capaz de levar mais passageiros.
Daí nasceu o A8L Extended que, com 6,36 metros de comprimento, passou a ser o maior Audi de todos os tempos. O modelo mantém o já conhecido padrão de luxo da versão comum, mas acrescenta uma terceira fileira de assentos, passando a levar seis pessoas em sua enorme cabine.
Para se ter uma ideia do tamanho do carro, basta dizer que a distância entre os eixos é de 4,22 metros, maior que o comprimento de um carro como o A3.
Normalmente, esse tipo de conversão é feita por empresas independente, mas o cliente da Audi decidiu convencer a marca a fazer o trabalho e garantir os mesmos padrões de desempenho e segurança de outros modelos de produção em série. Isso fez com que a Audi trabalhasse por quase um ano para adaptar o A8.
A carroceria em alumínio facilitou a mudança por evitar que o sedã ganhasse muito peso. Para manter o ambiente iluminado, a Audi um painel de vidro de 2,4 m no teto.
Desempenho respeitável
Para quem pensa que A8 limusine anda pouco, são apenas 7,1 segundo de 0 a 100 km/h e velocidade máxima limitada a 250 km/h, ou seja, ele tem sobra para passar disso. O motor é 3.0 TFSI de 310 cv e 44,9 kgfm de torque e a transmissão de oito marchas tiptronic. Já os freios foram trazidos da versão esportiva S8, afinal são 2.148 quilos para segurar nas freadas.
A Audi, no entanto, não divulgou o preço do A8 estendido, mas reconheceu que deve produzir mais unidades para outros clientes. Será que dessa vez teremos chineses no pedaço?