Civic mais esportivo da história, novo Type R ganha primeiras imagens
Honda anunciou nesta segunda-feira que a nova geração do modelo começará a ser testada no circuito de Nurbürgring, na Alemanha
A Honda mostrou pela primeira vez nesta segunda-feira (4) a nova geração do Civic Type R, modelo de maior desempenho da ‘família’ e que promete superar os números de seus antecessores.
A fabricante divulgou duas imagens do novo Type R, com leve camuflagem que permite antever como ficará a versão. Para manter a tradição, o conjunto de escapamento triplo localizado no centro do para-choque foi mantido no carro.
Como se nota pela imagem abaixo, o Civic Type R continuará usando a carroceria ‘hatchback’, mais bem resolvida que a do sedã. Outro ponto de destaque, claro, é o enorme spoiler instalado na tampa do porta-malas.
Veja a galeria de imagens do Honda Civic Type R
Uma observação rápida denota que a Honda não fez grandes alterações estéticas na carroceria. Apenas os para-choques ganharam formas mais destacadas, sobretudo na área onde ficam os faróis auxiliares. Há também saias laterais, mas no geral o estilo é bastante sóbrio comparado ao seu antecessor.
A alta resolução das fotos permite notar que os pneus de perfil baixo da Michelin são do modelo Pilot Sport, mas não é possível identificar qual versão nem os dados de diâmetro e altura. O novo Type R contará, no entanto, com freios Brembo com discos de grande diâmetro.
A Honda não trouxe detalhe algum sobre a nova geração, que será lançada em 2022 já como modelo 2023. Rumores indicam que a marca irá equipar o Type R 2023 com o motor 2.0 sobrealimentado da atual geração, mas revisado para entregar 306 cv de potência e cerca de 40 kgfm de torque. Especula-se que o Civic esportivo poderá ir de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.
Uma coisa, no entanto, é certa: o Civic Type R será um carro norte-americano, produzido na fábrica da Honda em Indiana em vez da antiga unidade de Swindon, na Inglaterra, que foi fechada. Não por acaso, a divulgação das imagens partiu da divisão dos EUA e na europeia pela primeira vez.
Por enquanto, vale ficar de olho nos testes que o esportivo dará início no icônico circuito de Nurbürgring, na Alemanha, como anunciou a Honda.