Civic híbrido atrasa e fica para 2023; Honda tem ainda mais três novidades para o Brasil
Além do sedã, pela primeira vez o esportivo Civic Type R chegará ao país
A Honda remanejou seu calendário de lançamentos para 2023, ano em que vai completar a renovação total do seu portfólio oferecido no Brasil.
Entre algumas mudanças importantes, a nova geração do Honda Civic, que, até então, estava confirmada para chegar ao mercado brasileiro neste trimestre, teve o seu lançamento remanejado para janeiro de 2023.
O sedã completamente atualizado chegará ao Brasil importado da Tailândia em versão única, somente com a mecânica híbrida e:HEV. Eficiente, o conjunto técnico é capaz de entregar 183 cv e 30 kgfm de torque no país asiático, números que podem sofrer alterações quando o veículo for devidamente preparado para rodar com nosso combustível.
Ainda não sabemos se a Honda investirá em um possível aprimoramento para que sua mecânica híbrida possa aceitar também etanol, como é o caso do Toyota Corolla Hybrid produzido no Brasil. É pouco provável, contudo, que isso não ocorra, em especial pelo fato de que os modelos eletrificados que a Honda vai comercializar no Brasil serão importados.
De forma oficial, a Honda antecipa que o Civic híbrido vai oferecer por aqui “uma extensa lista de tecnologias de segurança e assistência ao condutor”, bem como o sistema myHonda Connect, plataforma de veículo conectado da marca.
Outra novidade confirmada para estrear por aqui ao longo do primeiro semestre de 2023 será o Civic Type R, a configuração esportiva topo de linha da gama Civic. O modelo fará, aqui no Brasil, uma interessante disputa com o GR Corolla, seu rival direto por parte da Toyota.
Nos EUA, onde já foi completamente revelado, o Civic Type R conta com 319 cv (315 hp) e 42,8 kgfm de torque, sendo que o propulsor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 6 marchas. Possivelmente, com a tropicalização do propulsor 2.0 turbo, os dados de potência e torque podem subir discretamente por conta da presença obrigatória de etanol na gasolina comercializada no Brasil.
Partindo para a segunda metade de 2023, a Honda prepara a estreia de dois importantes SUVs no Brasil.
Um deles será a geração mais recente do CR-V, que também chegará ao país apenas com a mecânica híbrida e:HEV. Nos EUA, o modelo conta com 206 cv e 34,1 kgfm de torque e, por se tratar de um SUV médio propriamente dito, se destaca pelo ótimo espaço interno e conforto aos ocupantes, bem como o porta-malas com capacidade superior para bagagens.
Por fim, a Honda também entrará na categoria de SUVs intermediários com o ZR-V, que chegará ao Brasil importado do México.
O modelo oferece entre-eixos (2,65 m) e largura (1,84 m) equivalentes ao que observamos no Toyota Corolla Cross, porém o ZR-V é maior no comprimento, alcançando 4,56 m contra 4,46 m do rival produzido em Sorocaba (SP).
Pela procedência, é possível que o ZR-V mexicano desembarque no Brasil com o propulsor 2.0 16V aspirado sob o capô.
Posicionado entre o HR-V e o CR-V, podemos depreender que o ZR-V chegará ao país com preço inicial na casa dos R$ 185 mil, onde atualmente encontra-se a versão topo de linha (Touring) do HR-V produzido em Itirapina (SP).
Levando em conta apenas seus catálogos não eletrificados (XR, XRE e GR-Sport), o Toyota Corolla Cross tem preços hoje gravitando entre R$ 158.790 e R$ 191.690.