Citroën prepara boas novidades para os próximos meses
Aircross terá novidades importantes, bem como em breve teremos a chegada do C4 Cactus ao país
Depois da Renault investir pesado no lançamento do Captur por aqui, sua rival francesa Citroën também vai investir em um modelo que está fazendo sucesso na Europa, no caso o C4 Cactus.
Segundo uma fonte ouvida pelo AUTOO, é quase certo que o lançamento do SUV compacto chegue ao mercado brasileiro entre abril e maio de 2018, contudo não está descartada a hipótese do lançamento ocorrer até mesmo até o fim deste ano. “Eu apostaria mais em 2018, de qualquer forma”, nos revela a fonte.
Ao contrário da Renault, que parece não ter adotado uma estratégia muito correta ao repetir o conjunto motor e câmbio do Duster no Captur, em especial o 2.0 16V com a transmissão de 4 marchas, a Citroën promete um powertrain bem mais interessante para o C4 Cactus. O SUV compacto deverá chegar às concessionárias da marca com o bom motor 1.6 THP, com turbo e injeção direta, trabalhando em conjunto com a caixa automática de 6 marchas, mesmo conjunto presente no C4 Lounge.
Considerando o mercado atual de SUVs compacto, é bem possível que o C4 Cactus chegue ao mercado com o preço gravitando na faixa de R$ 80.000 a R$ 90.000, preço que, se concretizar na realidade, o colocará com uma grande vantagem frente a modelos como Nissan Kicks, Jeep Renegade e o próprio Honda HR-V, o atual líder da categoria, em especial por conta de seu conjunto mecânico. Atualmente só o Chevrolet Tracker e a dupla da Suzuki, no caso o Vitara e o S-Cross, contam com opções de motores turbo.
É bem possível que a Citroën só ofereça o C4 Cactus em versões contendo os principais equipamentos de conforto e segurança. Na Europa, pelo menos, o C4 Cactus conta com soluções bem inusitadas e interessantes, como os Airbumps laterais, pequenas bolsas de ar nas laterais que ajudam a amenizar os efeitos de pequenas batidas ou evitar o aparecimento de imperfeições na superfície da carroceira devido a batidas de portas, por exemplo. O visual do modelo também remete aos modelos mais recentes da marca e promete cativar pelas formas robustas.
“O que posso adiantar sobre o preço é que ele será bem competitivo. A marca não tem a ideia de posicionar o Cactus como um carro de luxo. Ele vai ter um bom preço para o segmento”, acrescenta nossa fonte. Fato é que para uma marca manter-se competitiva no mercado brasileiro é fundamental contar com um SUV. A estreia do C4 Catus por aqui deverá dar mais fôlego para a Citroën, que terá um produto muito competitivo nas mãos. O modelo deverá ser fabricado em Porto Real (RJ).
Melhorias também para o Citroën Aircross
Outra novidade relevante que o AUTOO conseguiu apurar nos bastidores é a chegada do câmbio automático de 6 marchas para a linha Aircross.
A grande melhoria mecânica para o monovolume deverá ocorrer ao longo do segundo semestre deste ano, talvez marcando a estreia da linha 2018.
Com isso, as versões Live, Feel, Shine e Salomon deverá receber a nova caixa em suas versões automáticas. O motor, nesse caso, segue o 1.6 16V flex. Não sabemos, contudo, se ele receberá alguma recalibração para trabalhar com a transmissão de 6 marchas. Atualmente o 1.6 16V entrega até 122 cv e 16,4 kgfm de torque.
A chegada do câmbio de 6 marchas deverá melhorar bem a eficiência e reduzir o consumo do Aircross automático, dois pontos em que ele precisa melhorar e que seguramente o tornarão o Aircross uma opção de compra mais interessante.