Citroën lança jipinho C3-XR na China
Novo Citroën C3-XR usa a mesma base do Peugeot 2008 e pode ser produzido no Brasil
A Citroën revelou nesta semana a versão definitiva do novo C3-XR, um crossover compacto desenvolvido, a princípio, para o mercado chinês, onde será lançado nos primeiros meses de 2015 – as primeiras unidades serão produzidas no fim deste ano. O jipinho nada mais é que a versão de produção do conceito mostrado pela montadora francesa durante o Salão de Pequim, no mês passado, e desfruta da plataforma do primo Peugeot 2008.
O Citroën C3-XR traz visual conservador, seguindo a mesma linha dos últimos lançamentos da fabricante, com destaque para os faróis afilados e a grade com dois filetes com o duplo chevrón da fabricante em destaque no centro. Há ainda LEDs diurnos, vincos pronunciados nas laterais e lanternas traseiras espichadas. O utilitário-esportivo mede 4,26 metros de comprimento e 2,65 m de entre eixos (o maior do segmento, resultando em um maior espaço para as pernas dos ocupantes).
Entre os itens de série, há teto de vidro panorâmico, câmera traseira e partida do motor e abertura das portas sem o uso da chave. O motor que equipa o novo C3-XR é um 1.6 litro THP de 163 ou 200 cavalos de potência, com direito a transmissão automática de seis velocidades e sistema start/stop. Uma versão com propulsor 1.8 aspirado de 140 cv também será oferecida.
No Brasil
Ainda não se sabe se a Citroën pretende comercializar o C3-XR no mercado nacional. Porém, como o modelo usa a mesma base do Peugeot, o que facilitaria sua produção por aqui, é possível que a montadora francesa ofereça uma opção para os brasileiros no segmento dos crossovers compactos, para rivalizar com Chevrolet Tracker e Ford EcoSport.