Sucessor do C4 Cactus na Europa, Citroën dá mais detalhes dos novos C4 e ë-C4
Nova geração do modelo da marca francesa quer "transitar entre hatch e SUV", oferecendo motores a gasolina, diesel e elétrico
A Citroën deu mais detalhes da nova geração do C4 para os mercados europeus. A novidade deve começar a ser vendida por lá a partir do terceiro trimestre deste ano trazendo um visual que, segundo a marca, “transita entre hatch e SUV” para se manter na briga com rivais de peso como o VW Golf e o Ford Focus na Europa. Os preços deverão ser revelados futuramente.
O visual, já divulgado anteriormente, mostra a evolução do Citroën C4. A novidade traz inspirações em outros SUVs da marca como os C3 e C5 Aircross europeus. A dianteira tem os conjuntos óticos divididos em duas partes e separados pela continuação da grade frontal, com as luzes diurnas de LED em cima e os faróis principais abaixo. O duplo chevron da marca é menor nesta aplicação. Na lateral, saíram de cena os Airbumps, acabamento com bolhas de ar emborrachadas. A proteção lateral agora é mais convencional e traz um trapézio em destaque com contorno azul.
A traseira tem um caimento mais agressivo da coluna C, dando ares de cupê. A lanterna traz elementos horizontais e estão ligadas por uma peça preta que liga as duas pontas da traseira. Por dentro, as alterações foram mais contidas, trazendo a tela da central multimídia horizontal e integrada ao quadro de instrumentos. Falando neles, o painel de instrumentos permanece sendo digital, mas ao contrário do C4 Cactus nacional, a tela é colorida.
Nas medidas, o novo C4 tem 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,52 m e altura e 2,67 m de entre-eixos. Apenas como comparação, o C4 Cactus atualmente produzido no Brasil tem 4,17 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,56 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. O porta-malas do novo C4 comporta 380 litros de bagagem, enquanto o do C4 Catus nacional é de apenas 320 litros. Entre os equipamentos que estarão disponíveis para o modelo da Citroën fica o destaque para os mais de 20 sistemas de auxílio à condução. Segundo a marca, o novo C4 tem credenciais para direção autônoma de nível dois, onde o carro consegue se guiar sozinho, mas exige que o motorista mantenha as mãos no volante.
Entre as opções de motorização, a Citroën terá três abordagens. Para o C4, haverá a linha Puretech 1.2 turbo de três cilindros a gasolina com potência de 100 cv, 130 cv, ou 155 cv. As duas primeiras vêm de série com câmbio manual de seis marchas, enquanto a última traz transmissão automática de oito velocidades. Em alguns mercados, o start/stop é de série. Há duas opções turbodiesel da linha BlueHDi, com 110 cv ou 130 cv.
A maior novidade fica por conta do ë-C4, a versão elétrica da novidade da Citroën. O modelo traz um conjunto de baterias de 50 kWh alimentando um motor elétrico de 136 cv de potência. De acordo com a marca, é o suficiente para garantir uma autonomia de 350 km com uma única carga e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, além de ter uma velocidade máxima limitada a 150 km/h. Em tomadas de carregamento rápido de 100 kW, é possível obter 80% da capacidade das baterias em 30 minutos.
Ainda recente em nosso mercado, onde foi lançado no segundo semestre de 2018, o Citroën C4 Cactus nacional não deverá ser substituído tão cedo. Procurada pelo Autoo, a subsidiária brasileira da Citroën emitiu o seguinte comunicado, que reproduzimos na íntegra: "a Citroën do Brasil esclarece que o New Citroën C4, lançado hoje mundialmente, é um hatch médio destinado ao mercado Europeu. Para o Brasil, reforçamos que o SUV Citroën C4 Cactus, desenvolvido na América Latina especificamente para atender aos desejos dos consumidores locais, terá vida longa. Desde seu lançamento, há dois anos, o SUV Citroën C4 Cactus revolucionou o segmento no mercado nacional com uma série de inovações tecnológicas; conquistou inúmeros prêmios junto à imprensa especializada e se tornou um verdadeiro sucesso entre consumidores e os clientes da Marca".