Acreditem: Citroën C4 Picasso sobe no pódio entre os usados mais valorizados

Minivan saiu de linha em 2019, mas valorizou 8,39% em um ano, conforme levantamento de mercado
Citroën C4 Picasso 2016

Citroën C4 Picasso 2016 | Imagem: Divulgação

Há quem torça o nariz para carros que já saíram de linha, devido à dificuldade de encontrar peças ou mesmo com medo da forte queda na desvalorização. Mas uma pesquisa da Mobiauto mostra exatamente o contrário. 

VEJA TAMBÉM:

Segundo o último ranking divulgado pela plataforma digital, o cenário é outro e hoje a depreciação dos modelos mais usados é menor se comparado ao dos seminovos.

E, para surpresa geral, de um total de 91 modelos avaliados, a minivan Citroën C4 Picasso 2018 aparece como campeã, com 8,39% de alta nos preços.

Vale lembrar que o modelo importado deixou de ser vendido em 2019, portanto, já está há cinco anos fora do mercado.

Confira outros quatro modelos que foram destaque:

5º- Ford Focus Hatch 2013

Ford Focus 2011
Ford Focus: hatch médio tem conjunto bem acertado e tem bom valor no mercado de usados
Imagem: Divulgação

O Ford Focus andava meio perdido, mas há quem o valorize por conta de seu conforto ímpar e excelente custo-benefício, ainda que suas peças e mão-de-obra sejam caras. A sua importação da Argentina foi encerrada em 2019, em meio a queda do interesse do público por hatches médios.

A terceira e última geração do Ford Focus estreou os propulsores 1.6 16V Sigma de 135/131 cv, o mesmo que equipou a linha New Fiesta e EcoSport e o clássico 2.0 16V Duratec de 178/175 cv, presente desde a 1ª geração do SUV EcoSport.

Janeiro/maio de 2023: R$ 42.562,15

Janeiro/maio de 2024: R$ 43.076,39

Variação: 1,21%

4º - Fiat Weekend

Fiat Weekend
Fiat Weekend é a perua derivada do Palio que saiu de linha na versão Adventure, em 2020
Imagem: Divulgação

A perua derivada do Palio, batizada pela Fiat de Palio Weekend - e Weekend a partir de 2015 - trouxe inovações como a inédita versão aventureira Adventure e seu sistema Locker. 
Outra das vantagens da perua que até hoje deixa saudades é o porta-malas com capacidade para 460 litros.

Apesar de ter um volume menor que o do irmão sedã Siena, a Weekend traz a facilidade da abertura da tampa do porta-malas que abre junto ao para-choque que facilita a acomodação de cargas mais pesadas. Em 2020, a última perua compacta do mercado se despediu depois de somar 530 mil unidades vendidas.

Janeiro/maio de 2023: R$ 50.552,03

Janeiro/maio de 2024: R$ 52.351,90

Variação: 3,56%

 

3º- Fiat Idea 2013

Fiat Idea
Fiat Idea é uma minivan compacta que  vem bem equipada e tem bom espaço para cinco ocupantes
Imagem: Divulgação

A vantagem de procurar por um Fiat Idea está na facilidade de encontrar algumas peças, já que a minivan tem muitas delas compartilhadas com a família Palio. Soma isso ao conforto superior e a elevada posição de dirigir, e você estará muito bem servido. 

Teve alguns motores disponibilizados em seus mais de 10 anos de produção, mas o que melhor combina com a proposta do Idea é o da família E-Torq como o 1.6 16V de 117/115 cv (o mesmo da do Grand Siena, Strada e Weekend) e o 1.8 16V de 132/130cv.  Deixou a linha de produção de Betim (MG) em 2016.

Janeiro/maio de 2023: R$ 36.250,27

Janeiro/maio de 2024: R$ 37.820,36

Variação: 4,33%

 

2º- Volkswagen Spacefox 2015

Volkswagen SpaceFox
Volkswagen SpaceFox vinha da Argentina como a versão perua do Fox, com ainda mais espaço
Imagem: Divulgação

Produzida na planta argentina de General Pacheco, a Volkswagen Spacefox chegou em 2006. Um dos pontos fracos estava no excesso de plástico. A solução só veio na 2ª geração de 2010, com acabamento mais caprichado, com aplique de tecidos nas portas, bancos mais confortáveis, além de ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico de série para todas as versões.

Para 2015, além da reestilização, ganhou direção elétrica e motor MSI 1.6 16V de 120/110 cv e câmbio manual de seis marchas que trouxe mais economia ao Spacefox. Deixou o Brasil em 2018.

Janeiro/maio de 2023: R$ 55.239,48

Janeiro/maio de 2024: R$ 58.838,97

Variação: 6,52% 

 

1º- Citroën C4 Picasso 2018

Citroën C3 Picasso
Citroën C3 Picasso tem bom nível de sofisticação e sobra de espaço, com porta-malas de 537 litros
Imagem: Divulgação

O Citroën C4 Picasso 2018 é o carro com maior valorização do mercado. A minivan tem ares esportivos que vão além do visual. O propulsor turbo 1.6 16V gera 165 cv que combinado ao torque de 24,5 kgfm possibilita bom desempenho sem que isso prejudique o consumo.

O conforto, por sua vez, está atrelado ao competente câmbio automático de seis marchas. O consumo também é digno de elogios, fazendo 9,9 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, segundo o Inmetro, lembrando que o C4 Picasso não tem a opção flex.

Janeiro/maio de 2023: R$ 94.184,00

Janeiro/maio de 2024: R$ 102.081,67

Variação: 8,39%

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Citroën C4 Picasso 2016

Citroën C4 Picasso 2016

Citroën C3 Picasso

Citroën C3 Picasso

Fiat Idea

Fiat Idea

Fiat Weekend

Fiat Weekend

Volkswagen SpaceFox

Volkswagen SpaceFox

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise