Citroën C4 Cactus, que chegará ao Brasil em 2018, é atualizado na Europa
Modelo está previsto para estrear no Brasil em 2018 e faz parte da ofensiva de SUVs da marca francesa
Você já conferiu aqui no AUTOO muitas informações sobre a chegada do Citroën C4 Cactus ao mercado brasileiro, uma aposta bem interessante da marca francesa no segmento dos SUVs que deveremos ver nas concessionárias brasileiras a partir de 2018.
A estreia do modelo por aqui, contudo, parecia demorar demais e o motivo foi conhecido nesta semana. A Citroën revelou na Europa o novo C4 Cactus 2018, que recebeu uma atualização visual (facelift) de meio ciclo. Vale a pena lembrar que o crossover foi apresentado ao público no Velho Continente em 2014 durante o Salão de Genebra.
Pelo que é possível ver nas imagens e no vídeo, o modelo ganhou formas mais alinhadas com produtos mais recentes dentro da gama, como a nova geração da gama C4 Picasso. Com isso, o conjunto de faróis foi modernizado e deu um aspecto mais arrojado ao C4 Cactus, bem como as novas lanternas com formato mais horizontal também melhoraram o aspecto da parte traseira. Uma das ousadias do C4 Cactus, as Airbumps, bolsas na parte externa das portas para evitar danos na carroceria, foram mantidas no facelift do C4 Cactus, porém agora estão mais discretas e posicionadas na parte inferior das portas.
Nas dimensões, o C4 Cactus ganhou um pouco no comprimento, que passa agora para 4,17 m. A largura é de 1,71 m e a altura atinge 1,48 m. Com 2,60 m de comprimento, o C4 Cactus promete entregar bom espaço interno. O porta-malas de 358 litros supera concorrentes como o Jeep Renegade. O Honda HR-V, como comparação, conta com 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,58 m de altura.
Para aprimorar o conforto, o C4 Cactus 2018 é o primeiro veículo da Citroën a contar com a tecnologia Progressive Hydraulic Cushions para a suspensão, o que, segundo a marca, “filtra as imperfeições da via e dá aos passageiros a sensação de viajar em um tapete voador”. O modelo também será o primeiro Citroën a contar os bancos com a tecnologia Advanced Comfort, que promete entregar um nível superior de conforto aos passageiros.
Ao todo o C4 Cactus conta com 12 sistemas de assistência ao motorista, com destaque para o alerta de fadiga, assistente de estacionamento, monitoramento de ponto cego nos retrovisores externos, dentre outros.
Pelo menos na Europa, o novo Citroën C4 Cactus 2018 será movido apenas pela motorização 1.2 PureTech em sua gama de opções a gasolina. O motor também é oferecido no Brasil no Peugeot 208 e no próprio Citroën C3, sendo que o C4 Cactus europeu usará a mesma versão aspirada comercializada aqui e oferecendo 82 cv no modelo oferecido na Europa. Por lá o C4 Cactus 2018 também terá as variantes turbo de 110 cv e 130 cv. As opções de câmbio contemplam o manual de 5 marchas ou o automático de 6 velocidades dependendo da configuração do motor escolhida.
As vendas do novo Citroën C4 Cactus começam no primeiro trimestre de 2018 na Europa, sendo que o lançamento por aqui é aguardado no decorrer do ano. Quem sabe o C4 Cactus estreie no Brasil o propulsor 1.2 turbo, que sem dúvida nenhuma seria algo bem interessante e tornaria o modelo uma opção bem competitiva em nosso país.