Citroën C4 Cactus: quais versões são as melhores escolhas?
Recém-lançado, novidade da Citroën terá 7 configurações incluindo a opção para compra com isenção
Grande aposta da Citroën para dobrar suas vendas no Brasil e recuperar um pouco de espaço no mercado, o C4 Cactus é um modelo que nos demonstrou uma série de qualidades, como você pode conferir em nosso teste, dentre elas a oferta do motor 1.6 THP com turbo e injeção direta.
Ao todo a novidade terá 7 versões, incluindo nessa conta a opção destinada ao público de Pessoas com Deficiência (PCD). Mas quais delas valem a pena? Então confira nossa análise “caso a caso” a seguir:
C4 Cactus Live 1.6 manual – R$ 68.990 – Devo optar por ela? Não recomendamos...
O preço do C4 Cactus de entrada é muito convidativo. Um Nissan Kicks 1.6 S manual, por exemplo, é bem mais caro, no caso R$ 73.990. A grande questão é que essas versões de C4 Cactus e Kicks funcionam apenas para “fisgar” potenciais clientes, uma vez que hoje a grande demanda no segmento reside mesmo por modelos automáticos. As configurações manuais de SUVs compactos geralmente contam com uma participação muito baixa nas vendas, quando muito chegando a 5%. Você pode até optar por um C4 Cactus manual para realizar o sonho de levar para a garagem de casa um SUV, porém, mais para frente, terá problemas com a liquidez na hora da revenda e a desvalorização será bem maior.
C4 Cactus Feel 1.6 manual – R$ 73.490 – Devo optar por ela? Também não recomendamos...
O aumento no preço traz para o C4 Cactus uma melhora no nível de equipamentos, com a introdução de recursos desejados na categoria tais como a central multimídia, alarme, rodas de liga leve aro 17”, controlador e regulador de velocidade, dentre outros. A grande questão é que o C4 Cactus Feel manual é a versão para quem é um entusiasta desse tipo de câmbio e não abre mão do pedal de embreagem. O problema é que a maior parte do mercado já não pensa mais assim e, na hora da revenda, passar para frente um SUV manual pode exigir bem mais paciência...
C4 Cactus Feel 1.6 automático – R$ 79.990 – Devo optar por ela? Sim!
Temos aqui uma das configurações mais interessantes do C4 Cactus e, não por acaso, uma das meninas dos olhos da Citroën. Temos aqui o motor 1.6 16V fazendo par com a caixa automática de 6 marchas e um bom nível de equipamentos, com destaque para a inclusão dos controles de tração e estabilidade e detector da pressão dos pneus, além, é claro, dos demais itens presente na opção Feel mecânica. Como a Citroën bem destaca, alguns rivais com o mesmo nível de equipamentos chegam a custar cerca de R$ 10.000 a mais em alguns casos, o que realça o ótimo custo-benefício do novo SUV.
C4 Cactus Feel Business 1.6 automático (versão para PCD) – R$ 69.990 (valor estimado) – Devo optar por ela? Sim! Será uma ótima opção no universo de carros para compra com isenção.
Enquanto não existe previsão de retomar as vendas do C4 Lounge Live, a Citroën prepara uma interessante configuração do C4 Cactus para atender o público PCD. O que é muito interessante no caso do “C4 Cactus PCD” é que a marca não retirou equipamentos importantes do modelo, como a central multimídia e as rodas de liga leve, por exemplo, tornando o C4 Cactus uma das melhores e mais completas escolhas dentro do universo PCD. Se você vai realizar a compra com isenção, é um modelo que vale a muito a pena você considerar!
C4 Cactus Feel Pack 1.6 automático – R$ 84.990 – Devo optar por ela? Em parte
Ela é a versão mais cara com motor 1.6 aspirado e, em relação à Feel automática, acrescenta alguns recursos como 4 airbags, chave presencial, sensor de chuva, ar-condicionado automático, acendimento automático dos faróis, dentre outros. O salto que você dar em termos financeiros para a versão seguinte é muito grande, mas, se possível, vale arcar com a diferença. Equipado com o motor 1.6 THP, o C4 Cactus atinge um nível de desempenho e comportamento dinâmico raramente entregue por algum rival dentro da categoria.
C4 Cactus Shine 1.6 THP automático – R$ 94.990 – Devo optar por ela? Sim!
Como dissemos anteriormente, o salto do C4 Cactus Feel Pack para a versão Shine exige gastar R$ 10.000 a mais, porém o modelo acrescenta todos os itens do Feel Pack mais o revestimento interno de couro, freio a disco nas 4 rodas, o sistema Grip Control para o controle de estabilidade e a cereja do bolo, no caso a motor 1.6 THP com turbo e injeção direta. Nessa faixa de preço, nenhum concorrente direto entrega o mesmo desempenho que o C4 Cactus turbo.
C4 Cactus Shine Pack 1.6 THP automático – R$ 98.990 – Devo optar por ela? Sim! É uma das configurações mais competitivas do C4 Cactus.
Claro que não é um carro barato, mas, dentro do segmento no qual está inserido, o C4 Cactus topo de linha é a melhor escolha para quem deseja um SUV compacto na faixa de R$ 100.000. Esse valor, aliás, concentra boa parte das vendas da categoria. Para mostrar que não está para brincadeira com o C4 Cactus, a Citroën colocou nessa configuração do modelo uma robusta lista de equipamentos de série, que acrescenta os 6 airbags, retrovisor interno eletrocrômico e o pacote de assistentes de condução englobando o alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de saída de faixa, alerta de atenção do condutor, dentre outros. Líderes do segmento, como o Honda HR-V e o Hyundai Creta, por exemplo, passam fácil dos R$ 100.000 e estão longe de oferecer um pacote semelhante. Além disso, os conjuntos propulsores dos rivais mencionados ficam devendo em performance ou economia de combustível. Nessa configuração, o C4 Cactus é uma excelente escolha!