Citroën C3 é o carro 1.0 mais rápido do Brasil; veja o ranking
Com nova versão turbo, hatch anda igual esportivo e fica bem à frente dos concorrentes
Quando os carros 1.0 surgiram no começo dos anos 1990, o desempenho era a última prioridade deles. As marcas prezavam pelo consumo de combustível e, principalmente, no preço baixo, oferecendo o mínimo de equipamentos possível.
VEJA TAMBÉM:
- Ranking: os hatches compactos mais vendidos em 2024
- Saiba quais são os carros mais baratos do Brasil
Para se ter uma ideia, o primeiro Fiat Uno Mille de 1990 tinha apenas 48,5 cv de potência, 7,4 kgfm de torque e chegava aos 100 km/h em demorados 17,4 segundos.
Mas os tempos são outros e os carros 1.0 evoluíram bastante. Hoje a maioria tem três cilindros, injeção direta e turbo. Quando aliados ao baixo peso do hatch, podem andar feito esportivos. Foi essa a receita da Citroën com o C3 You!, que o deixou na primeira posição do ranking.
10º) Volkswagen Polo MPI - 13,4 segundos
Em suas versões aspiradas, o Volkswagen Polo 1.0 traz motor de três cilindros de até 84 cv de potência máxima e 10,3 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A única opção de transmissão é a manual de 5 marchas.
9º) Fiat Argo 1.0 - 13,4 segundos
Ao contrário do Mobi, o Fiat Argo utiliza um motor mais moderno, com três cilindros de 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Com câmbio manual, é suficiente para levar o hatch aos 100 km/h em 13,4 segundos, mesmo tempo do Polo.
8º) Peugeot 208 1.0 - 13,4 segundos
O terceiro empatado é o Peugeot 208, que usa o mesmo 1.0 Firefly do Argo, com 75 cv e 10,7 kgfm. Os três carros levam os mesmos 13,4 segundos para chegar aos 100 km/h.
7º) Chevrolet Onix 1.0 - 13,3 segundos
Com uma vantagem de apenas 0,1 segundo, o Chevrolet Onix aparece na sétima colocação com seus 13,6 segundos. O motor é o 1.0 aspirado de três cilindros com até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. A transmissão é manual de seis marchas.
6º) Renault Kwid 1.0 - 13,2 segundos
Mais um degrau de 0,1 segundo abaixo está o Renault Kwid, com seu baixo peso e o motor 1.0 aspirado de três cilindros com até 70 cv de potência e 9,8 kgfm de torque. Com câmbio manual de cinco marchas, chega aos 100 km/h em 13,2 segundos
5º) Hyundai HB20 Turbo - 10,7 segundos
O compacto com seu motor 1.0 turbo de três cilindros tem 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Se une ao câmbio automático de seis marchas para chegar aos 100 km/h em 10,7 segundos.
4º) Chevrolet Onix Turbo - 10,1 segundos
Quem empata dessa vez com o Polo é o Onix, com seu 1.0 turbo motor de três cilindros tem até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. O desempate é na velocidade máxima, afinal o hatch da Volkswagen vaí até os 195 km/h contra os 187 km/h do Chevrolet.
3º) Volkswagen Polo 1.0 TSI - 10,1 segundos
Os quatro primeiros são as versões turbinadas, começando pelo Volkswagen Polo TSI, que chega aos 100 km/h em 10,1 segundos. Isso graças ao motor de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
2º) Peugeot 208 Turbo - 9 segundos
O motor 1.0 turbo da Stellantis, que equipa diversos carros do grupo, leva o Peugeot 208 aos 100 km/h em 9 segundos. Ele tem 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e é associado a uma transmissão automática CVT com sete marchas simuladas.
1º) Citroën C3 You! - 8,4 segundos
Lançado recentemente, o Citroën C3 turbo se aproveita do seu baixo peso para fazer de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Só para comparação, o Volkswagen Polo GTS faz o mesmo em 8,3 segundos com seu 1.4 turbo de 150 cv. O motor do C3 é o mesmo do 208, o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm.