Citroën C3 com motor 1.2 agrada
Depois do Peugeot 208, é a vez do primo ganhar o eficiente propulsor 1.2 com 3 cilindros; confira nosso teste
Tem quem não goste, alegando a saudade que os V6 e V8 vão deixar com seu som característico e a entrega linear de potência e torque, mas é inegável que o downsizing veio para ficar e nos reserva excelentes surpresas. Graças a projetos melhores, novos materiais e a própria demanda ambientar amparada pela lei, obter cada vez mais uma enorme eficiência de propulsores menores tornou-se o novo mantra das fabricantes.
Os propulsores menores, com deslocamento até 2.0 l, daqui para frente deverão contar com apenas 3 cilindros. A Volkswagen conseguiu um resultado excelente com seu 1.0 TSI, com turbo e injeção direta, que atualmente equipa do up!. A Ford, por sua vez, já prepara seu 1.5 com 5 cilindros da família Dragon. Já o grupo PSA investiu em um bloco 1.2, também tricilíndrico e com 4 válvulas por cilindro. Na Europa ele tem uma interessante – e muito premiada – variante com turbo e injeção direta, porém para o Brasil ficamos sem esses periféricos (ao menos por enquanto).
Coube ao Peugeot 208 estrear o 1.2 Puretech, que chega importado ao Brasil, mas como já era esperado agora o primo Citroën C3 também passa a trazer o eficiente motor 3 cilindros sob o capô, que entrega até 90 cv e 12,9 kgfm de torque com etanol. E ele repete o feito do 208 e obteve o Selo de Eficiência do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, com excelentes médias de 10,6 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com etanol, subindo para 11,3 km/l e 16,6 km/l com gasolina.
R$ 52.690 Hatch compacto Peugeot 208, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Fox, Ford Fiesta 17.032 unidades 1.2, 3 cilindros, flex 90 cv (E)/84 cv (G) a 5.750 rpm 12,9 kgfm (E)/12,2 kgfm (G) a 2.750 rpm manual, 5 marchas 3,94 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,52 m de altura e 2,46 m de entre-eixos 1.110 kg 300 litrosCitroën C3 Tendance 1.2
Resumo
Preço
Mecânica
Motor
Dimensões
Medidas
Se o foco do 1.2 Puretech é o baixo consumo, não dá para dizer que ele é completamente apático na hora de dirigir. Ao volante, suas respostas lembram muito o antigo motor 1.4 presente na gama Peugeot 206/207 e na geração anterior do próprio C3. Você não sentirá que tem potência e torque de sobra como em um up! TSI, mas o 1.2 presente no Citroën mostra-se bem adaptado para quem quer apenas se deslocar tranquilamente com o hatch compacto sem qualquer ambição esportiva.
Apesar da segunda geração ter estreado em 2012, o que não é muito tempo, a cabine do C3 em especial nas suas versões de entrada Origine (R$ 46.490) e Attraction (R$ 49.990) já pede uma renovação mais profunda. Até mesmo do ponto de vista da ergonomia, controles como o dos vidros elétricos e do ajuste do sistema de som posicionados no console central quando os modelos são equipados com a central multimídia (opcional de R$ 1.850 a partir da versão Attraction), não agradam. Nesse ponto, o Peugeot 208 com seu i-Cockpit é melhor resolvido.
De qualquer maneira, agrada muito no C3 o bom acerto da suspensão. Dinamicamente chega a ser excelente a forma como ela mantém a carroceria estável sem comprometer a dirigibilidade. Na mesma linha, o conforto também é muito bom. Só os engates do câmbio que, apesar de precisos e suaves, são longos demais em especial no caso da 5ª marcha. Como é necessário trabalhar bem o câmbio para extrair um desempenho mais interessante do motor 1.2, seria interessante que a caixa correspondesse com trocas mais rápidas.
O espaço interno no C3 segue razoável para 4 adultos, assim como a boa qualidade dos plásticos e tecidos usados na cabine. Esse é um diferencial importante tanto dele quanto do Peugeot 208, que buscam se diferenciar da concorrência graças ao requinte francês. A Citroën aposta que a configuração intermediária Tendance, tabelada em R$ 52.690, deverá ser a mais procurada para o C3 com motor 1.2. O AUTOO também recomenda essa versão, em especial pela diferença de preço não muito gritante em relação às demais opções. De série o C3 1.2 Tendance conta com o para-brisa panorâmico Zenith, luzes diurnas de LED, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15”, dentre outros equipamentos. Ele pode receber a central multimídia e ar-condicionado digital no mesmo pacote de R$ 1.850 também oferecido na versão Attraction.
Martelando custos
Além do baixo consumo, a Citroën fez questão de dedicar vários minutos na apresentação do C3 com motor 1.2 sobre o baixo custo de manutenção que o modelo oferece, o caso o menor da categoria.
A pedido da JATO Dynamics do Brasil, consultoria especializada no mercado automotivo, levantou o custo por quilômetro do Citroën C3 1.2 em relação aos concorrentes e ele foi muito bem até mesmo considerando os rivais com motorização semelhante. O estudo levou em consumo o preço dos modelos, gasto com combustível, seguro, revisões obrigatórias e o valor dos pneus tudo isso levando em conta um período de 36 meses/30.000 km.
O C3 1.2 registrou um custo por quilômetro de R$ 0,56, seguido pelo Peugeot 1.2 Active (R$ 0,58), Chevrolet Onix 1.4 LT (R$ 0,59), Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus (R$ 0,61), VW Fox 1.6 Trendline (R$ 0,62), Ford Fiesta 1.5 S (R$ 0,66) e Fiat Punto 1.4 Attractive (R$ 0,71).
Agradável na hora de conduzir, muito econômico não só para rodar como também para manter, e com bom nível de equipamentos, o Citroën C3 busca ser uma alternativa mais racional entre os hatches compactos. Isso ele cumpre muito bem. Talvez a nova estratégia de pós-vendas da marca ajude a reduzir o preconceito com as fabricantes francesas e, com isso, o C3 melhore seus números de vendas ainda tímidos na categoria. Ele é um modelo que no geral agrada, mas há opções mais interessantes até mesmo por um preço menor como o Vokswagen up! TSI.