Será que o Citroën Basalt vai chegar a atrapalhar as vendas do VW Nivus?
Novo SUV com jeito de cupê chegará às lojas do Brasil no fim do ano e vai enfrentar fortes rivais
Novas modalidades de SUVs vão aparecendo no mercado, o que deverá contribuir ainda mais com o aumento da participação deles no ranking geral, que beira os 45% no primeiro bimestre de 2024. A partir do segundo semestre teremos algumas novidades. Entre as quais estarão o Citroën Basalt e a versão renovada do Volkswagen Nivus.
VEJA TAMBÉM:
- VW Nivus da linha 2025 é visto com camuflagem rodando em testes na estrada
- Citroën mostra a cara do Basalt, SUV cupê que chega no segundo semestre
O Citroën Basalt acaba de ser mostrado e deverá corrigir alguns deslizes que foram cometidos nas versões de cinco e sete lugares que já estão no mercado, como a falta de chave canivete, ar-condicionado digital e carregador de celular por indução. Além disso, o visual do SUV da marca francesa pareceu bem mais harmônico do que se esperava.
Apesar das portas dianteiras serem as mesmas do Aircross, as traseiras são novas e se encaixaram bem no caimento do teto a partir da coluna central. Um detalhe exclusivo do Citroën Basalt é a pequena linha depois da janela da porta-traseira, que foi mostrada na versão conceitual, mas que pode estar na de produção, já que deu um toque charmoso ao carro.
VW prepara novidades para o Nivus
As laternas traseiras mais espichadas que as do Aircross também combinaram com o desenho do carro, que tem um toque de esportividade não apenas pela silhueta de cupê, mas também por outros detalhes, como a extremidade da tampa traseira repuxada, como se fosse um pequeno defletor de ar.
Pelo visto, quando o assunto é design, o Citroën Basalt terá boas chances de chamar atenção, mas será que será o suficiente para atrapalhar a vida do VW Nivus, um dos principais rivais da Stellantis no segmento de SUVs compactos com jeito de cupê? O modelo da marca alemã teve 6.788 unidades vendidas no primeiro bimestre de 2024 e vai receber mudanças a partir do segundo semestre.
Serão retoques no visual, bem discretos, que vão se resumir apenas a novos detalhes visuais nas lanternas, farois, para-choques e na grade frontal, o que está previsto para o segundo semestre. Um pouco mais adiante, chega a versão esportiva GTS, com motor 1.4 turboflex, de 150 cv.
Apenas a partir de 2025 é que o Nivus vai receber novidades no conjunto mecânico, que terá versões híbridas leves flex, com motor 1.5 equipado com sistema de 48V que ajudará a economizar combustível já um motor elétrico ligado ao virabrequim do motor a combustão receberá um impulso nos arranques e retomadas.
A Volkswagen está se preparando com novidades relevantes para o VW Nivus, que já é um produto bem aceito no mercado brasileiro. Portanto, vai ser difícil a Citroën atrapalhar as vendas do rival, mesmo com o belo visual e outras qualidades, o que inclui o eficiente motor 1.0 turboflex, de 130 cv, que funciona com câmbio CVT, o mesmo que já equipa o Aircross.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter