Citroën Basalt tem truque de Fiat Fastback para crescer o porta-malas

SUV cupê será lançado no começo de outubro com bagageiro digno de um sedã
Citroën Basalt 2025

Citroën Basalt 2025 | Imagem: Divulgação

O Citroën Basalt chegará no começo de outubro para popularizar o segmento de SUV cupês com um atrativo: o porta-malas de 430 litros. Com isso, além de outros fatores, pretende brigar com o segmento de sedãs de entrada na faixa dos R$ 100 mil, onde pode atingir famílias que procuram um carro espaçoso nessa faixa de preço, além de motoristas de aplicativo e frotistas.

Para ter esse bagageiro digno de um sedã, a Citroën recorreu a um truque já usado pelo Fiat Fastback, que tem capacidade para 516 litros em seu porta-malas. Nos dois carros, a inclinação da coluna C da carroceria e do vidro traseiro permite que a traseira seja mais alta, dando mais volume à área de bagagens.

Mais comprido do que o C3 hatch, de quem se origina, o Basalt tem um balanço traseiro maior, que é a distância entre o eixo de trás e o final do carro. Esse fator também colabora para alcançar os 430 litros. Vale lembrar que essa medida foi a divulgada na Índia, então o padrão da medição brasileiro pode apresentar números diferentes.

Basalt x sedãs compactos

Modelo Porta-malas (em litros)
Citroën Basalt 430*
Fiat Cronos 525
Volkswagen Virtus 521
Honda City 519
Renault Logan 510
Hyundai HB20S 475
Toyota Yaris Sedan 473
Chevrolet Onix Plus 469
Nissan Versa 466

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Basalt x SUVs compactos

Modelo Porta-malas (em litros)
Citroën Basalt 430*
Fiat Fastback 516
Volkswagen Nivus 415
Fiat Pulse 370
Renault Kardian 358

*padrão indiano

Citroën Basalt
Citroën Basalt mostrado na Índia: traseira alta aumenta o volume do bagageiro Imagem: Reprodução/ Instagram/ StellantisClube

Como é o Basalt

O Basalt será vendido com duas opções de motores. A versão mais barata Live virá com o 1.0 de três cilindros aspirado flex com 75 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. O objetivo do Basalt básico será brigar com os sedãs compactos de entrada, como Chevrolet Onix Plus, principalmente nas vendas diretas para empresas e motoristas de aplicativos.

Além do motor mais fraco, o Basalt de entrada terá um visual bem simples, com rodas de aço cobertas por calotas, interior com revestimento de tecido e poucos acessórios. Seguindo o restante da família, o modelo deverá ter apenas dois airbags obrigatórios.

Já as mais caras Feel e Shine virão com o 1.0 de três cilindros turbo flex de 130 cv de potência e transmissão automática CVT com sete marchas simuladas. O SUV briga, então, em uma faixa superior de preços, visando rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise