Citroën Basalt é lançado na Argentina com motor proibido no Brasil
SUV cupê chega ao país vizinho com três versões e série limitada de lançamento
O Citroën Basalt é fabricado no Brasil, mas foi lançado na Argentina com um motor que não pode ser vendido por aqui. Trata-se do 1.6 16V a gasolina que rende 115 cv de potência e é acompanhado da transmissão manual de cinco marchas.
No Brasil, o C3 era vendido até o ano passado com este propulsor em sua versão flex, assim como o Peugeot 208, mas as regras mais rígidas do Proconve L8 fizeram o quatro cilindros sair de linha, embora ele continue sendo fabricado para o mercado de exportação.
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Na Argentina, o Basalt chega em três versões, sendo a Live e a Feel equipadas com o 1.6, enquanto a Shine sai com o 1.0 T200 que por lá é movido somente a gasolina e rende 120 cv de potência. Assim como no Brasil, o motor é acompanhado da caixa CVT com sete marchas simuladas.
Os argentinos também terão a série 1st Edition limitada para marcar a estreia do modelo no mercado. O pacote de equipamentos é o mesmo vendido no Brasil.
Imagem: Divulgação
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Os preços, em uma conversão direta, são mais altos do que no Brasil —apesar de aqui a versão Feel use o 1.0 aspirado de apenas 75 cv. Por lá, o Basalt parte de cerca de R$ 135 mil (22.820.000 pesos) na versão Live Pack 1.6 e vão até próximo a R$ 173 mil (29.290.000 pesos) na versão First Edition T200 CVT. No Brasil o Basalt custa entre R$ 99.490 e R$ 117.100.