Citroën Basalt: como é e quanto custa o SUV cupê que finalmente chega às lojas

Com motor 1.0 aspirado e turbo, modelo quer enfrentar de sedãs a SUVs compactos
Citroën Basalt 2025

Citroën Basalt 2025 | Imagem: Divulgação

Depois de conceito, diversos flagras, lançamento na Índia e antecipações oficiais de detalhes, finalmente podemos conhecer o Citroën Basalt em detalhes, o SUV cupê que chegou nesta quarta-feira (2) às lojas do Brasil com um preço bastante convidativo (veja a tabela abaixo). E a expectativa em torno do carro é boa, afinal a Citroën quer atingir desde os compradores de sedãs até os de SUVs compactos.

> Galeria de fotos: veja todos os detalhes do Citroën Basalt

O visual já era conhecido, mas vamos lá. O nome cupê é por causa da caída do teto mais suave do que no Aircross, que se assemelha mais a uma perua. No Basalt a coluna C é quase horizontal, terminando na tampa do porta-malas que faz um pequeno volume. O bagageiro, com isso, ficou com 490 litros na medição oficial brasileira.

Citroën Basalt 2025
Estilo cupê do SUV é harmonioso e vai brigar contra sedãs Imagem: Divulgação

A frente e o interior trazem os defeitos e qualidades do C3 e do Aircross. O acabamento é razoável, a tela de 10 polegadas é de série e agora tem o ar-condicionado digital —como no Aircross também. Mas algumas falhas ergonômicas foram mantidas, como os vidros das janelas traseiras ficando entre os bancos da frente em uma posição ruim tanto para quem se senta atrás como na frente.

A missão de brigar com os sedãs pequenos será da versão Feel com motor 1.0 aspirado e que custa R$ 89.990. Ele tem até 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque. Associado ao câmbio manual, pode ser pouco para os 1.120 kg. Vamos saber disso quando testar o SUV. Já o consumo é promissor. Os números do Inmetro projeta 13,0 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol) na cidade e 14,6 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol) na estrada.

Citroën Basalt 2025
Porta-malas do Basalt tem 490 litros de capacidade Imagem: Divulgação

E essa versão já é bem equipada, vindo finalmente com quatro airbags, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas e painel digital. Veja abaixo os equipamentos de cada configuração. Mas é bom notar que o bom pacote de equipamentos abre espaço para uma versão ainda mais simples, a Live, que já foi flagrada com rodas de aço cobertas por calotas, mas que não chegou ainda.

A Feel, de R$ 96.990, também pode ser equipada com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm com câmbio automático CVT, mesmo conjunto de diversos outros carros do grupo Stellantis. Esta deve ser a opção mais vendida, pois já vem com os mesmos equipamentos da versão aspirada e um conjunto mecânico mais condizente com a proposta do carro.

Citroën Basalt 2025
Interior é igual ao do C3 e do Aircross; ar digital é de série na versão Shine Imagem: Divulgação

Para ter mais equipamentos de conforto e segurança, ainda tem a top de linha Shine, de R$ 104.990, ou a série especial First Edition para os primeiros compradores, com a inclusão de itens como a pintura branco perolizada, detalhes cromados no para-choque dianteiro, faixa preta entre as lanternas e logotipos alusivos nas portas dianteiras. Por dentro, a edição traz pedaleiras exclusivas e tapetes especiais da versão. Essa sai por R$ 107.390.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Preços

  • Basalt Feel 1.0: R$ 89.990
  • Basalt Feel 1.0 Turbo: R$ 96.990
  • Basalt Shine 1.0 Turbo: R$ 104.990
  • Basalt First Edition Turbo: R$ 107.390
Citroën Basalt 2025
Espaço no banco traseiro é generoso Imagem: Divulgação

Equipamentos

  • Basalt Feel: Painel digital colorido de 7” customizável, airbags laterais dianteiros, Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante, câmera de ré, três entradas USB, luzes de condução diurna (DRL) com leds, seis alto-falantes, ar-condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch, rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60, travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete, alarme, bocal do combustível com destravamento elétrico.
  • Basalt Feel Turbo 200: Todos os itens da versão Feel mais, motor Turbo 200 de até 130 cv, câmbio automático CVT com três modos de condução.
  • Basalt Shine Turbo 200: Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve de 16” diamantadas, faróis de neblina, limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium, encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio e skidplate dianteiro e traseiro. Opcional: Pintura bitom com teto Perla Nera
  • Basalt First Edition: Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais logotipos First Edition, faixa preta entre as lanternas, pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva), rodas de liga-leve de 16” escurecidas, soleiras metalizadas, pedaleiras exclusivas, tapetes exclusivos, pintura bitom com teto Perla Nera.
Citroën Basalt 2025
Motor 1.0 Turbo disponível nas versões Feel e Shine Imagem: Divulgação

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise