Citroën Basalt aparece em evento oficial sem item oferecido na Índia

Marca mostrou SUV cupê ainda com disfarces, mas deixou à mostra equipamento que Brasil ficará sem
Citroën Basalt 2025

Citroën Basalt 2025 | Imagem: Divulgação

Enquanto espera o lançamento do Basalt por aqui, a Citroën segue soltando aos poucos detalhes sobre o carro que já foi lançado na Índia, mas que por aqui terá detalhes diferentes. O SUV cupê foi exibido pela primeira vez de forma oficial em um evento de tecnologia, ainda sob disfarces.

VEJA TAMBÉM:

A pintura camuflada, no entanto, não escondeu que o Basalt terá faróis convencionais no Brasil e não os de LED usados na Índia. A marca confirmou que o modelo será lançado neste ano para completar a família C-Cubed ao lado do hatch C3 e do SUV Aircross.

O Basalt já é feito na fábrica de Porto Real (RJ). Além dos faróis de LED, a versão brasileira também pode ficar sem outros equipamentos oferecidos na Índia, como o baú entre os bancos dianteiros e as saídas de ar para o assento traseiro, mas o interior da versão nacional ainda não foi revelado. Flagras recentes mostram o interior mais simples, como no Aircross.

Citroën Basalt
Versão indiana do Citroën Basalt foi lançada com faróis de LED Imagem: Reprodução/Instagram/ Stellantis Clube

O Brasil, no entanto, vai se dar bem quando o assunto é motor. Por aqui, o Basalt terá motor 1.0 turboflex GSE de três cilindros, com 12 válvulas e injeção direta de combustível, de origem Fiat. São 130 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque com etanol, acoplado a um câmbio CVT com sete marchas simuladas. As versões de entrada contarão com o motor 1.0 Firefly aspirado com até 75 cv e 10,7 kgfm.

Na Índia, o Basalt foi apresentado com motor 1.2 PureTech aspirado a gasolina, de três cilindros, com 83 cv de potência e 11,7 kgfm de torque, além de câmbio manual de cinco marchas. Já o 1.2 turbo a gasolina, da mesma família, rende 111 cv e 19,3 kgfm com câmbio manual de seis velocidades, sendo 20,9 kgfm quando equipado com câmbio automático de seis marchas.

Citroën Basalt
Porta-malas de 470 litros do Citroën Basalt, aqui em sua versão indiana Imagem: Reprodução/ Instagram/ StellantisClube

O porta-malas será um dos destaques do Basalt, com 470 litros de capacidade. As dimensões devem ser intermediárias entre o C3 e o Aircross: cerca de 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,67 m de altura e distância entre-eixos na casa dos 2,60 m.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023