Citroën amplia linha de luxo DS com o conceito Numéro 9

Perua com motorização híbrida pode rodar até 70 km por litro de gasolina

CItroën Numéro 9 Concept | Imagem: Citroën

A Citroën curtiu a história de fazer automóveis de luxo com estilo ousado, os quais ela encaixa na linha DS. E a família vai crescer. A gama que já conta com os modelos de produção DS3, DS5 e DS5 ganhou a companhia do “Numéro 9 Concept”, protótipo que originará o DS9. A marca, porém, ainda não divulga a data.

Desenhado nos estúdios da Citroën em Paris, o conceito é classificado como um shooting-brake, o termo da moda para definir peruas esportivas – Até a Ferrari aposta nessa categoria. O carro será apresentado no Salão de Pequim, na China, neste mês.

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O desenho do veículo segue o padrão dos demais DS, marcado principalmente pela linha de cintura alta, o que aumenta a impressão de teto baixo. O conjunto óptico tem formatos arrojados, com bordas pontiagudas e, como em todo carro de luxo, as luzes são de LED. Outro detalhe que chama atenção é a grade frontal recoberta por uma tela de acrílico, um detalhe um tanto original. Resta saber de toda essa ousadia chegará as ruas com o formato proposto no conceito.

Galeria de Fotos: Citroën Numéro 9 Concept

E se chegar, será econômico. O outro lado da linha DS, fora o luxo, é o comprometimento com a eficiência no consumo de combustível. O Numéro 9 é um carro híbrido com motor 1.6 THP (turbo com injeção direta de gasolina) de 225 cv associado a outro elétrico com mais 70 cv. A combinação de motores, segundo a montadora, permite ao veículo percorrer até 70 km por litro de gasolina.

A característica mecânica do conceito faz dele um veículo com tração 4x4, pois o motor a combustão impulsiona as rodas traseiro e o elétrico se encarrega de mover o eixo frontal. E não pense que se trata de um carro “manso”. O tempo do modelo na aceleração de 0 a 100 km/h é de “gente grande”: 5,4 segundos, conforme dados da marca francesa.

O futuro DS9 também pode ser ligado na tomada para recarregar suas baterias de ion lítio, o que faz dele um híbrido do tipo “plug-in”. A recarga completa é efetuada em aproximadamente 3,5 horas e a carga total pode render uma autonomia de até 50 km ao carro, no modo elétrico.

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