Chineses rejeitam própria cria e preferem europeus
Estudo da JD Power mostra que chineses também descartam japoneses
Um estudo da JD Power Asia Pacific revela um fenômeno se não óbvio, pelo menos bem previsível (dados os níveis de qualidade de cada um): a preferência dos chineses têm se transferido de carros locais e japoneses para europeus. A terceira edição da pesquisa mostra que o percentual de potenciais compradores de automóveis fabricados por marcas europeias aumentou de 25%, em 2009, para 32%.
Segundo o estudo, as razões citadas foram “percepções positivas” quanto à segurança, motor e transmissões, e “fortes recomendações” de amigos e familiares.
Por outro lado, a intenção de compra de carros japoneses caiu de 27%, em 2009, para 32% neste ano. Os pesquisados contam que não têm mais a mesma certeza quanto à qualidade, confiabilidade e serviço de pós-venda nos japoneses. Quanto aos chineses, o mesmo percentual regrediu de 26% para 20% - os chineses criticam a má qualidade dos carros feitos por eles próprios. Também contribuiu para a diminuição na intenção de compra críticas negativas de especialistas e a não recomendação de amigos e familiares.
O estudo da JD Power Asia Pacific – que incluiu 65 marcas e 161 modelos em nove segmentos – teve a participação de 4.979 potenciais compradores. Veja os modelos que os chineses mais consideram na sua próxima compra:
Compactos: BYD F0 e Chery QQ3
Compacto Premium: Chevrolet Sail
Médios de entrada: Volkswagen Polo
Médios: Chevrolet Cruze
Médios premium de entrada: BYD F6
Médios premium: Honda Accord
Luxo: Audi A4L
SUVs: Volkswagen Tiguan
MPV: Buick GL8