Chinesa Zotye assume montadora brasileira TAC Motors
Empresa nacional produzia de forma limitada o jipe Stark e agora fará pare do grupo chinês
Após um longo período de negociação, a montadora chinesa Zotye anunciou nesta semana a compra da fábrica de jipe TAC Motors, praticamente a única marca genuinamente brasileira no país. O comunicado traz poucos detalhes do negócio, mas afirma que a compra da TAC “irá acelerar o início de produção de alguns modelos da Zotye”, explica.
A Zotye ensaia sua entrada no Brasil há algum tempo e até anunciou que venderia o carro mais barato do país, mas acabou adiando a estreia no país para 2016. Agora diz que, com a fábrica da TAC no Ceará, investirá na ampliação da linha do jipe Stark, único produto da marca nacional. A ideia, segundo a empresa, é lançar uma versão flex do modelo além de uma picape derivada, ambos com tração 4x4.
Serão investidos cerca de R$ 190 milhões na unidade cearense e 1.500 novos empregos serão gerados, afirma a montadora chinesa, que pretende aumentar a produção do Stark, hoje feita apenas sob encomenda.
As primeiras concessionárias da Zotye serão abertas em fevereiro do ano que vem em Brasília e Belo Horizonte. O SUV T200 Hunter deve ser o primeiro modelo a ser lançado no Brasil e pode vir a ser finalizado no Ceará – antes a Zotye pretendia construir uma fábrica no Espírito Santo, projeto que não foi citado no comunicado.
Marca modesta na China
A Zotye é uma montadora com vendas pequenas na China. Em 2014, a marca foi a 31ª mais vendida do país com 166,2 mil unidades, logo atrás da Lifan – a Chery, por exemplo, emplacou mais de 470 mil carros no mesmo período.
Seu portfólio inclui, além do T200, um SUV mais moderno, o T600, e três automóveis, o subcompacto Z100, e os sedãs Z300 e Z500. Além deles, consta também a van de passageiros V10.
Com a aquisição da TAC, a Zotye pode se beneficiar de atender o Inovar-Auto com uma fábrica instalada no país e assim evitar o recolhimento de alíquota extra de impostos.