Chinesa JAC virá ao país em 2010
Marca trará três modelos e será representada no Brasil por Sergio Habib, ex-presidente da Citroën
O brasileiro terá de se acostumar a novos nomes de marcas e carros no Brasil – e de origem chinesa. Demorou um pouco para que elas chegassem ao país, mas agora o movimento se intensificou. Depois da Chery, a BYD tenta parceria com o grupo CAOA, mas antes dela chegará ao nosso mercado a pouco conhecida JAC.
Embora tenha sido criada em 1999, a montadora existe desde a década de 1960 e fabrica, além de automóveis, chassis para ônibus e caminhões. Seus produtos de passeio são até variados e incluem de cópias de modelos antigos da Hyundai como o Santa Fe e o H1 a projetos próprios com design Pininfarina e motorização da Mitsubishi.
E são justamente esses últimos que estão cotados para vir ao país no 2º semestre de 2010. A surpresa é saber quem está por trás desse negócio: Sergio Habib, ex-presidente da Citroën e um dos maiores experts de vendas do mercado automobilístico.
Habib, no entanto, está habituado com segmentos premium – é representante da Jaguar, por exemplo – e os modelos da JAC são essencialmente baratos. O A0 e o Tojoy, por exemplo, são bem pequenos: o primeiro tem entreeixos de apenas 2,39 m e o segundo, de 2,41 m. Enquanto o Tojoy possui versões hatch e sedã o A0 é uma espécie de monovolume – seu desenho é baseado originalmente no Aygo, da Toyota, carro que já foi cotado para ser fabricado no Brasil.