Chinês, novo SUV da Chevrolet seria um ''anti-Nivus''

Na China, parceria com SAIC e Wuling gerou um novo SUV menor que o renovado Tracker. Vem aí uma rivalidade nova?
Acima o Baojun 510

Acima o Baojun 510 | Imagem: Divulgação

Apesar de toda a renovação da família Onix ter sido fruto de um esforço conjunto da General Motors com parceiros chineses, incluindo o desenvolvimento do novo Chevrolet Tracker, não são todos os produtos feitos no mercado asiático que chegam ao Brasil. Chegam à Colômbia e outros países latinos, mas não aqui.

Quando se trata de utilitários esportivos, principalmente compactos e intermediários, os veículos são fabricados na China por uma parceria da General Motors com as chinesas SAIC e Wuling. De lá saem os modelos da Baojun, como o 530. Ele é vendido em alguns mercados da América do Sul como Chevrolet Captiva e na Índia como MG Hector.

No entanto, uma imagem da fábrica chinesa da SAIC-GM-Wuling mostrou um SUV diferente do 530 saindo da linha de montagem. E mais que isso: com um emblema da Chevrolet. O carro é um Baojun 510, modelo já oferecido na China como alternativa menor e mais jovial ao 530, que conta até com opção de sete lugares em alguns mercados e vocação familiar.

Por enquanto, esse modelo mais compacto é destinado apenas aos mercados asiáticos e do Oriente Médio. No entanto, por seu porte, poderia ser uma boa pedida para o Brasil. O Baojun tem 4,22 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos, contra, respectivamente, 4,27 e 2,57 m do atual Chevrolet Tracker.

Considerando que o novo SUV da GM fabricado no Brasil tem como principal rival por aqui o Volkswagen T-Cross, não seria totalmente errado imaginar o novo Baojun 510 da Chevrolet sendo oferecido em nosso mercado como uma alternativa da marca a uma novidade que a concorrente apresentará em breve: o Nivus. Enquanto um aposta no visual cupê, como notamos no VW, o 510 chinês é um pouco mais quadradinho e carismático. Mas, em ambos, o tamanho menor abre a possibilidade de um nicho de mercado mais em conta.

Detalhe do Baojun 510 adaptado para a identidade visual da Chevrolet
Detalhe do Baojun 510 "adaptado" para a identidade visual da Chevrolet
Imagem: Reprodução internet/Biauto

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva