Chevrolet Vectra Hatch é o usado completo para ter por menos de R$ 30 mil
Hatch médio teve vida curta entre 2007 e 2011 e reúne bons argumentos de compra, mas há pontos para se ter cuidado
O Chevrolet Vectra Hatch foi lançado no Brasil no final de 2007 em duas versões: GT e GT-X, ambas equipadas com motor 2.0 flexível de até 128 cv – o mesmo da linha Astra e Zafira.
Na lista de equipamentos contava com alarme, airbag duplo, ar-condicionado digital, trio elétrico, rodas de 16 pol com pneus de medida 205/55, lâmpadas que imitam xenônio (Blue Vision) e navegador GPS, o primeiro carro nacional a vir de série com o acessório.
Na GT-X, somava rodas de 17 pol com pneus 215/45, antena shark, freios ABS, sensor de chuva no para-brisa, CD player com MP3 e controle no volante, computador de bordo, piloto automático e retrovisores escamoteáveis eletricamente.
De opcional, as duas tinham o câmbio automático de quatro marchas. Na GT, piloto automático, ABS e sensor de chuva também eram pedidos à parte.
Em 2009, o Chevrolet Vectra Hatch foi reestilizado e a grade passou a ser dividida por um friso com o logo Chevrolet sem o aro em volta. Outras mudanças estavam nos para-choques, faróis redesenhados e rodas com novo desenho.
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Já os bancos e forros de porta receberam nova padronagem (em couro na GT-X), assim como o painel de instrumentos, que foi remodelado. Na lista de equipamentos, na GT-X a novidade ficava por conta do CD player com Bluetooth e microfone integrado; porém na GT, distribuição eletrônica de frenagem EBD, integrado ao ABS e sensor de chuva eram opcionais. Já o propulsor 2.0 passou a render até 140 cv.
Para seu último ano de produção (2011), a mudança se resumiu às rodas de aro 17, computador de bordo e controles de áudio no volante para o GT.
PONTOS CRÍTICOS PARA CHECAR COM ATENÇÃO
Coxins do motor
Uma reclamação muito comum do Chevrolet Vectra Hatch que merece atenção redobrada é referente às trincas nos coxins do motor, um problema que persiste desde quando o carro ainda era novo. Os sintomas são constantes trepidações e trancos.
Ar-condicionado
O sistema de ar-condicionado digital automático de algumas unidades do Vectra costuma apresentar defeitos de imprecisão na temperatura. Olhe também o sistema de rádio e computador de bordo que costumam dar falha de leitura.
Vidros elétricos
Nos vidros elétricos, teste todos os interruptores e acione o alarme para analisar o correto funcionamento. Há casos em que pode apresentar panes no sistema ocasionando a abertura involuntária das janelas. O problema, segundo técnicos da GM, estaria no atuador defeituoso.
Faróis de neblina
No caso do módulo Multi Timer dos faróis de neblina, responsável pela recepção do sinal vindo do comando, pode ocasionar o acionamento involuntário e, consequentemente, o descarregamento da bateria. A solução é trocá-lo por outro módulo novo.
Caixa de direção
Durante o test drive passe por ruas de pavimentação irregular ou de paralelepípedo para verificar a existência de ruídos metálicos externos que podem ser da caixa de direção.
Foi reportado em algumas unidades ruídos neste componente proveniente das folgas no pino da caixa de direção. Para resolver o problema, só trocando a caixa completa. Atente também aos ruídos na suspensão dianteira e nos freios.
QUAL VERSÃO VALE MAIS A PENA
Com pouco tempo que ficou no mercado, o Vectra Hatch é um modelo meio “esquecido” no mercado de usados. Mas, ele pode ser uma opção interessante para você caso esteja atrás de um carro bem equipado e confiável.
Por menos de R$ 30 mil, é possível adquirir um modelo 2008 na versão mais “simples” com câmbio manual, e já leva de brinde duplo airbag, ar-condicionado digital, além de um sistema de navegação portátil.
Mas, por outro lado, peca no consumo, percorrendo em média 5,6 km/l no perímetro urbano e 8,7 km/l no rodoviário, abastecido com etanol. Em contrapartida, sobram elogios na questão do conforto único e dos bancos bem desenhados com acabamento em veludo ou couro. Boa compra!